Através de parcerias Abapa traz curso técnico em Agropecuária para região oeste

Publicado em: 15 de setembro de 2015
Reunião para a oficialização da parceria, no gabinete do prefeito Humberto Santa Cruz

Reunião para a oficialização da parceria, no gabinete do prefeito Humberto Santa Cruz

Através de uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e Agrosul – John Deere, será implantado o Curso Técnico em Agropecuária, em Luís Eduardo Magalhães. O curso será dividido em aulas práticas e teóricas.

A Abapa, através do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, ficará responsável pela estrutura física e supervisão do programa, com objetivo de promover a devida capacitação dos alunos por meio de treinamentos específicos, que serão realizados em ao longo do curso. “Esta oportunidade de parceria, contribuirá para que colaboradores e produtores, tenham um aprimoramento nos conhecimentos individuais e, poderemos moldar um curso de acordo com nossas necessidades nas fazendas”, enfatizou o presidente da Abapa, Celestino Zanella.

Segundo o diretor de ensino da UFV, Diego França Freitas, o curso é gratuito e a universidade vai entrar com toda parte de certificação. “Estamos entrando com a certificação e toda a nossa tradição no oferecimento de cursos tanto presenciais quanto a distância. A prefeitura e a Abapa irão nos apoiar na questão logística, no translado dos docentes e a Abapa, além da estrutura física, auxiliará na seleção e supervisão dos estudantes. O curso já recebeu certificação do Ministério da Educação (MEC) e com o aval de Abapa e da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a expectativa é começar o mais rápido possível”, afirmou o diretor.

Com uma procura maior que a esperada, a previsão é de início das aulas ainda neste semestre. Ao todo serão disponibilizadas 50 vagas. O prefeito Humberto Santa Cruz acredita que a parceria irá beneficiar toda cadeia do agronegócio da região.  “Para Luís Eduardo Magalhães e região este curso será muito importante. A capacitação profissional é hoje uma prioridade para que continuemos a nos desenvolver”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz.

O coordenador do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Douglas Fernandes, afirma que esta foi uma grande conquista para os produtores da região e que por meio desta nova parceria junto a UFV, o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia revalida o compromisso perante os associados da Abapa de se manter como o maior e melhor centro tecnológico direcionado à agricultura de precisão da região.

O Centro de Treinamento é um projeto da Abapa, que tem como objetivo a capacitação e qualificação de operadores e mecânicos de equipamentos agrícola. O CT foi iniciado com recursos do Fundeagro, porém, atualmente conta com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e com a parceria da Agrosul Máquinas/John Deere, que disponibiliza os equipamentos necessários para as aulas práticas dos cursos.

Curso Técnico em Agropecuária à distância – O curso é voltado para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas. As disciplinas oferecidas para o curso incluem, entre outros conceitos, noções elementares de biologia e agricultura, estudos dos solos, técnicas de administração de agronegócios e criação de animais. Também fazem parte da grade economia rural; organização e gerenciamento rural; silvicultura; caprinocultura e apicultura; fitossanidade animal e vegetal; técnicas e métodos de plantio; bovinocultura de leite e de corte; legislação rural; noções genéricas sobre construções de residências rurais e zootécnicas; uso do GPS; topografia; máquinas e implementos utilizados na agricultura e zootecnia; alimentação de animais, bovinos, equídeos, suínos e aves; cuidados sanitários; produção de queijos e outros derivados do leite; produção de defumados; processamento da carne e engenharia rural.

As atividades do curso serão distribuídas em aulas práticas e teóricas. O curso tem duração de dois anos, sendo dividido em quatro módulos semestrais. Ao final, é obrigatória a realização do estágio supervisionado com carga horária de 150 horas.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;