Clube da Fibra reúne cotonicultores para debater o cenário político-econômico no Brasil e as oportunidades da avaliação de riscos na gestão dos negócios

Publicado em: 4 de maio de 2016

fmc

O tradicional evento promovido pela FMC contará com a presença de renomados especialistas; encontro será realizado entre os dias 18 e 20 de maio no hotel Sheraton Reserva do Paiva, em Recife-PE

Cenário político e perspectivas econômicas do Brasil, gestão de risco e o agronegócio sob a ótica do setor financeiro. Esses serão os temas abordados pelos especialistas do segmento durante o 21º Clube da Fibra, que ocorre entre os dias 18 e 20 de maio, no hotel Sheraton Reserva do Paiva, em Recife-PE. O evento é promovido pela FMC Agricultural Solutions e tem o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Os principais cotonicultores e especialistas brasileiros estarão presentes para debater o futuro do setor.

Nas últimas três safras, de acordo com a Abrapa, o Brasil produziu um volume médio de 1,7 milhão de toneladas de pluma e está entre os cinco maiores produtores mundiais. A safra de algodão brasileira de 2015/2016 deve atingir 956,7 mil hectares. A expectativa é de que a área total de plantio em Mato Grosso aumente 4,3% em comparação à safra 2014/2015, variando de 562,7 mil hectares para 586,9 mil hectares. Na Bahia, o segundo maior produtor, estima-se que serão cultivados 247,9 mil hectares.

Diante desse panorama, abordar a situação política e econômica é fundamental para a estratégia dos negócios. Um dos painéis do evento contará com a presença do Senador Blairo Maggi (PR), Deputado Federal Marcos Montes (PSD), Diretor Executivo do Instituto Pensar Agro, João Henrique Hummel Vieira, e o moderador do debate será o ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócio, FGV-EESP, Roberto Rodrigues. Outro destaque é o momento que enfatiza a ação para o manejo e combate ao bicudo-do-algodoeiro, praga que está há 30 anos no Brasil e, com o ritmo acelerado da produção das lavouras no país, tem se adaptado ao clima e se tornado ainda mais perigoso para as próximas safras.

O Clube da Fibra é uma referência como fórum de debate para o setor. O sucesso da iniciativa incentivou a criação da Abrapa, consolidando assim, o desenvolvimento de um espaço de debate de alto nível e uma representação moderna e ativa em busca de oportunidades para o agronegócio brasileiro.

De acordo com o presidente da FMC Corporation América Latina, Antônio Carlos Zem, essa parceria de sucesso com a Abrapa contribui para a evolução da cotonicultura. “O encontro de renomados especialistas e produtores do setor favorece o diálogo e a percepção das principais demandas do campo. Esse é o 21° Clube da Fibra e, na ocasião, também teremos o orgulho de comemorar os 10 anos do Instituto do Algodão Social – braço social da AMPA (Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão) que contribui com o desenvolvimento sustentável das lavouras de algodão. Nosso desejo é inovar a cada edição e contribuir com os produtores em seus negócios. E esse é o nosso compromisso, auxiliar o crescimento exponencial e sustentável do agronegócio brasileiro, independente do seu cenário”, destaca.

Programação:

Dia 18/05
19:30: Coquetel
20:30: Boas vindas FMC
Antônio Zem: Presidente FMC América Latina
21:30: Jantar

Dia 19/05
8:30: Abertura oficial
FMC: Ronaldo Pereira, Diretor Geral Brasil
Apoiadores: Alexandre Lins, Laferlins e Carlos Ortiz, Itaú BBA
9:00: Laços Fortes: Passado, Presente e Futuro – Ronaldo Pereira, Diretor Geral Brasil
9:30: Painel 1 – Abrapa
João Carlos Jacobsen Rodrigues, Presidente da ABRAPA
Sávio Pereira, Coordenador do Departamento de Comercialização e Abastecimento, SPA – MAPA
10:30: Coffee Break
11:00: Alerta Bicudo
11:15: Painel 2 – Cenário Político – Econômico
Debatedores:
Senador Blairo Maggi, PR, MT
Deputado Federal Marcos Montes, (FPA), PSD, MG
João Henrique Hummel Vieira, Diretor Executivo Instituto PensarAgro e
Alexandre Schwartsman, Doutor em economia pela Universidade da Califórnia e ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil
Moderador: Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP
13:15: Almoço
15:00: Domínio Percevejo
15:15: Painel 3: Gestão de Risco
Debatedores:
Antonio Carlos Ortiz, Diretor Produtores Rurais Itaú BBA,
Erick Rodrigues, Analista Sênior Agência Moody’s,
Guilherme Scheffer, Diretor Grupo Scheffer
Moderador: Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP
17:15: Encerramento – Marcelo Magurno, Diretor Comercial Norte FMC
20:30: Jantar comemorativo
21ª. Edição do Clube da Fibra
10 anos do IAS – Instituto do Algodão Social

Dia 20/05
Almoço no hotel (opcional)
20:30: Jantar temático
Comemoração 60 anos Laferlins
22:00: Show Bruno & Marrone

Sobre a FMC

Por mais de um século, a FMC tem servido os mercados industriais e de consumo agrícolas globais com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2015, a empresa adquiriu a Cheminova e, no mesmo ano, totalizou uma receita de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. A FMC emprega aproximadamente 6 mil pessoas em todo o mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC saúde e nutrição e FMC de lítio. Para mais informações, visite www.fmc.com

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. É pioneira em produtos para algodão, líder em cana, com tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, pastagem e outras culturas. O foco da empresa está em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br

Compartilhar:
;