Comitiva do Departamento de Agricultura dos EUA conhece potencial agrícola da região

Publicado em: 27 de fevereiro de 2012

Os números expressivos da última safra na região oeste e a previsão de crescimento em área de cultivo para os próximos anos foram uns dos motivos da visita de três representantes do United States Department of Agriculture (USDA) – equivalente ao Ministério de Agricultura, Pecuária e AbastOecimento (MAPA) nos Estados Unidos, a região oeste da Bahia, na última sexta-feira, 27.

Jeff Zimmerman e Caleb O´Kray adidos de agricultura da embaixada americana em Brasília e Curt Reynolds vice-diretor do Serviço Estrangeiro de Agricultura (Foreign Agricultural Service (FAS)), em Washington, capital dos EUA, além de números sólidos sobre as recentes safras buscavam informações logísticas, em especial, sobre a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e a situação dos portos.

No encontro realizado na sede da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), em Barreiras, a comitiva americana foi recepcionada pelo diretor-executivo da Abapa, Cristiano Humberg. Também participaram do encontro o assessor de agronegócio da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e o produtor Celestino Zanela, diretor da entidade.

A visita dos membros da USDA serviu para fortalecer a divulgação do potencial agrícola da região, principalmente no que se refere à cultura do algodão, mundialmente conhecido pela excelente qualidade da sua pluma.

“Fizemos questão de passar a eles o nosso interesse em receber investimentos estrangeiros, tanto para a manufatura do nosso algodão, visando agregar valor no produto aqui dentro do estado da Bahia, quanto na infraestrutura de transportes, facilitando e viabilizando a exportação”, observou Humberg.

Antes do oeste baiano, os representantes do Departamento de Agricultura americano estiveram em Gilbués, no Piauí, e no caminho até Barreiras, pararam para uma visita a uma das fazendas do grupo Franciosi. Esta semana o trio visita a região entre Sinop, no norte do Mato Grosso, e Cuiabá, capital do estado.

Compartilhar:
;