Curso de Gestão de Pessoas é realizado pela Abapa

Publicado em: 21 de outubro de 2014

curso

No último final de semana, entre os dias 17 e 19 de outubro, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, através do Programa de Desenvolvimento em Gestão do Agronegócio, realizou o curso Gestão Pessoas, que tem o objetivo de qualificar os profissionais que praticam atividades nas áreas de Administração e Recursos Humanos nas propriedades produtoras de algodão. Cerca de 40 pessoas participaram do treinamento. A capacitação contribui para que os colaboradores adquiram conhecimento para o seu desenvolvimento profissional nas áreas citadas, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a instituição de ensino responsável.

Para a instrutora da FGV, Maria Teresa Correia, o treinamento foi formatado para o dia a dia dos próprios participantes. “Para não ficar um assunto desconexo da realidade dos participantes, optamos por trabalhar temas com menos processos e mais focado no cotidiano do escritório, até porque tivemos um público variado, com muitas pessoas que trabalham em outras áreas. A proposta é uma grande reflexão, sobre a forma de lidar com as mudanças, a comunicação com as equipes, mostrando a diferença entre as gerações, e como as grandes mudanças estão impactando nas organizações”, disse Maria Teresa.

A encarregada do setor de departamento de pessoal da JCC Agrícola, Luangia Dias, afirma que foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Estou aprendendo muita coisa, espero colocar em prática. Essa parceria é ótima para capacitar as pessoas, e fortalecer o setor de recursos humanos das fazendas. Temos hoje um grande problema de escassez de mão de obra, esses treinamentos só colaboram para a capacitação dos nossos colaboradores”, afirma Luangia.

A assistente de Recursos Humanos da Schmidt Agrícola, Jovana Martina Cecília, diz o que mais chamou sua atenção foi a abordagem sobre a teoria aliada à prática. “Acho que se a gente observar só a teoria, e não se atentar às questões práticas, que é o que a gente vivencia com as pessoas, a gente não conseguirá os mesmos resultados. Nesse treinamento, eu tentei absorver o máximo de conhecimento e experiências tanto da instrutora, quanto dos colegas, para poder aplicar no escritório, ciente de que a pratica trará resultados para os relacionamentos pessoais, e no resultado final que a empresa espera”, disse Jovana.

Com carga horária de 24h, o curso conteúdo programático do curso tratou dos seguintes temas: Comunicação estratégica. Liderança. Motivação e criatividade. Organização, composição, tamanho e qualidade de equipes. Expandindo o conceito de equipe. Treinamento e desenvolvimento de equipes. Distribuindo responsabilidades e avaliando performance. Lidando com incerteza, mudança e estresse. Administração de conflitos.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;