Equipamento de HVI da Abapa conquista o terceiro lugar mundial em qualidade de análise de fibra de algodão

Publicado em: 20 de novembro de 2012

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão, Abapa, participou recentemente de do teste internacional “Round Test” que analisa e avalia a qualidade dos resultados das análises de diversos equipamentos de HVI pelo mundo. O responsável pelo Round Test é o ICAC ( International Cotton Advisory Committee) em parceria com o CSITC (Commercial Standardization of Instrument Testing of Cotton), ambos dos Estados Unidos da América.

No Round Test são considerados, para a avaliação da qualidade dos resultados das máquinas, índices de comprimento, micronaire, uniformidade, resistência e cor, de acordo com a Calibração Universal de Amostras.

A Abapa inscreveu no teste três equipamentos da marca Uster, modelo 1000. O resultado das três máquinas ficou da seguinde forma: o melhor resultado alcançado foi com a pontuação de 0,22 e os outros dois equipamentos ficaram com 0,30 e 0,32, bem abaixo da média mundial de 0,46. Alcançamos um excelente resultado dentre todos os 148 equipamentos inscritos neste teste, atingindo o 3º lugar, além do 19º e 25º lugares. “Podemos nos orgulhar do desempenho obtido”, avaliou a gerente administrativa, Simone Jacobsen.

Através do Round Test os participantes obtêm um diagnóstico detalhado que pode ser utilizado para demonstrar o desempenho de medição dos instrumentos para os clientes e para tratar de problemas relacionados à medição instrumental. É o procedimento adotado pela Abapa. Segundo o gerente de laboratório, Sérgio Brentano, esse feedback detalhado dos equipamentos já está sendo utilizado para chegar ainda mais perto da excelência em análise de HVI, de acordo com as normas internacionais estabelecidas.

“Durante os últimos meses a Abapa tem investido pesado tanto em qualificação profissional como em equipamentos para oferecer aos cotonicultores da Bahia o que há de melhor em laboratório de análise de fibras de algodão.

Trabalhamos com o foco de veracidade e confiabilidade nos resultados fornecidos aos produtores. A análise de HVI é essencial para o produtor conhecer a qualidade do seu algodão e é exatamente isso que fornecemos aos cotonicultores.” Afirmou Sérgio Brentano.

A participação no Round Test é uma prática recomendada para o cumprimento de requisitos para a gestão de qualidade em laboratórios e, com esse resultado, o laboratório da Abapa consegue um reconhecimento internacional importante na busca pela certificação do ISO 17025 (Exigências Gerais para a Competência dos Laboratórios de Ensaio e Calibração).

Fotos: Mayco Sérgio/Jornal Notícias do Oeste

Compartilhar:
;