Espaço Confinado é tema de curso ministrado pela Abapa

Publicado em: 10 de maio de 2016
Turma do Curso de NR 33 – Espaço Confinado para Supervisor

Turma do Curso de NR 33 – Espaço Confinado para Supervisor

Capacitar pessoas para que desenvolvam atividades em espaços confinados nas fazendas e agroindústrias, com vistas à prevenção de acidentes do trabalho e qualidade de vida de acordo com a NR 33 e da NBR 14.787, esse foi o objetivo do curso NR 33 – Espaço Confinado para Supervisor, realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre os dias 02 e 05 de maio, no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães.

“Este programa faz parte de uma nova fase de ações que o Centro de Treinamento passou a desenvolver neste ano, pois, a necessidade de capacitar profissionais dentro das fazendas torna-se cada vez mais ampla e difusa, uma vez que as fazendas produtivas assumem um formato cada vez mais agroindustrial, o que exige especialização em inúmeras áreas”, disse o coordenador do Centro de Treinamento, Douglas Fernandes.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento contempla aulas teóricas e práticas, com conteúdo programático abordando, diversos temas, que vão desde avaliação e controle do risco; funcionamento de equipamentos utilizados; procedimentos e utilização da permissão de entrada e trabalho; identificação do espaço confinado, a critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos; conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados; dentre outros.

Para o instrutor do Senai, Mateus Lima, que ministrou o curso, a proposta apresentada aos participantes dará a eles todo o suporte para supervisionarem o trabalho dos colaboradores no dia a dia. “Fomos bem objetivos no sentindo de análise preliminar de risco, que é uma área bem deficiente, e na liberação de trabalhos em espaço confinados em geral. Acredito que uma das maiores dificuldades, e que foi bem trabalhada durante o treinamento, é em relação à identificação das ações que podem colocar a vida, segurança e saúde dos colaboradores em situações de risco. Com esse treinamento, os profissionais saem com toda base para instruir aqueles que irão adentrar a esse tipo de espaço”, disse o instrutor.

O coordenador agroindustrial, da SLC Agrícola, José Valmir de Souza, que participou do treinamento, ressalta a importância do curso. “O curso além de ser uma exigência, é uma necessidade. É muito importante estarmos preparados para supervisionar essas atividades. Todos os dias nos deparamos com essa situação e o conhecimento faz toda a diferença na hora das tomadas de decisão”, destacou Valmir.

Dentro do novo escopo de cursos, a Abapa possui um programa direcionado aos colaboradores que atuam em espaço confinados, com carga horária de 16h. O Centro de Treinamento conta com recursos provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e outras parcerias.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;