Jornal A Tarde: Produtores rurais entram na luta para combater o Aedes

Publicado em: 17 de fevereiro de 2016

combate

Miriam Hermes l Sucursal Barreiras

A luta contra o Aedes aegypti em Barreiras, a 858 km de Salvador, ganhou nesta terça-feira, 16, um reforço por parte dos produtores rurais – por meio de entidades representativas – em campanha que foi lançada no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

Os trabalhos emergenciais, previstos para acontecer no período de dez dias, serão coordenados pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Moisés Schmidt. Segundo ele, a classe vai disponibilizar maquinários, caçambas e a mão de obra, enquanto o município vai fornecer o combustível.

São mais de 30 máquinas pesadas da patrulha mecanizada da iniciativa privada. Os equipamentos ajudarão na limpeza de terrenos baldios e áreas abandonadas, lugares onde o acúmulo de lixo e água é recorrente e, também, propícios à proliferação do mosquito.

As principais entidades engajadas são, além do SPRB, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). O trabalho dos produtores faz parte do projeto desenvolvido pela administração municipal de combate ao Aedes aegypti.

Prepostos do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) já estão engajados aos trabalhos desenvolvidos pelo município desde o dia 13 de fevereiro, tanto na conscientização quanto na fiscalização, localização e destruição dos focos de reprodução do mosquito em terrenos baldios e nas residências.

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) também aderiu à campanha e, por meio de alunos, servidores e docentes, fez uma intervenção na feira livre da cidade no último sábado (13), conversando com feirantes e frequentadores.

Durante esta semana, os voluntários estão passando em escolas públicas e privadas a convite das respectivas direções para falar sobre o assunto.

Volta às aulas

Está marcada para as 9h desta quarta, 17, a aula inaugural do ano letivo 2016 na rede estadual baiana, para cerca de 600 estudantes, professores, coordenadores e diretores de dez escolas.
O evento acontece no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque (Caixa D’Água, Salvador).

A proposta é que nessa aula inaugural, com a presença do governador Rui Costa e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, sejam apresentadas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com objetivo de mobilizar  toda a comunidade estudantil do estado.

Compartilhar:
;