Para Abrapa, audiência pública dará suporte para Anvisa reavaliar o Paraquate

Publicado em: 10 de novembro de 2015

paraquate

A audiência pública para discutir a decisão da Anvisa de banir o uso do ingrediente ativo genérico Paraquate resultou em uma gama de argumentos que darão suporte técnico para que a agência reavalie o produto. A opinião é de Edson Ricardo de Andrade Junior, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt), que representou a Abrapa nos debates durante esta consulta pública realizada na tarde de quarta-feira (4/11) em Brasília, na Câmara dos Deputados. Edson é responsável pelo departamento de Proteção de Plantas, com ênfase no controle químico de doenças e plantas daninhas nas culturas do algodão e soja.

Para o representante da Abrapa, foi fundamental a apresentação feita pelo médico toxicologista Ângelo Zanaga Trapé, coordenador da área de Toxicologia Ambiental do Centro de Controle de Intoxicações da FCM/HC/Unicamp. Ele defendeu a continuidade da aplicação do produto, que não apresenta riscos toxicológicos altos para as pessoas que manejam o produto, desde que as mesmas estejam utilizando equipamento de proteção individual (EPI) e respeitando as recomendações da bula do produto. Todos os argumentos apresentados serão agora documentados e entregues à Anvisa até o próximo dia 16.

A audiência pública foi requerida pelo deputado Sérgio Souza ( PMDB/PR) à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e contou com o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que trabalhou em conjunto com as entidades para enfatizar os benefícios e defender o uso desse defensivo agrícola no País.

A audiência teve como objetivo discutir a proposta  em Consulta Pública da Anvisa, de nº 94/2015, publicada no DOU de 09/10/2015, na qual estabelece o prazo de 30 dias para envio de comentários e sugestões, que visa cancelar os informes de avaliação toxicológica de todos os produtos técnicos e formulados à base do ingrediente ativo paraquate e seus respectivos sais.

Além de Edson Ricardo de Andrade Junior, representando a Abrapa, também participaram, entre outros, representantes do Departamento de Fiscalização de Insumos Agropecuários – SDA/MAPA, Embrapa, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Abramilho, Aprosoja/Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal e Conselho Nacional do Café.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Abrapa

Compartilhar:
;