Patrulha Mecanizada finaliza recuperação da Linha dos Pivôs

Publicado em: 19 de fevereiro de 2015

patrulha

O trecho de 165 km, da Linha dos Pivôs, localizado no município de São Desidério, acaba de ser recuperados pela Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), através do Projeto de Conservação dos Recursos Naturais da Lavoura de Algodão e Escoamento da Produção, mais conhecido como Patrulha Mecanizada, viabilizado através de uma parceria entre a Abapa, Prefeitura Municipal e produtores rurais da localidade.

A obra de recuperação na Linha dos Pivôs compreende cerca de 30 empreendimentos agrícolas e aproximadamente 60 mil hectares de áreas cultivadas por algodão, soja, feijão e milho. “O trabalho feito pelo Patrulha Mecanizada, na linha dos pivôs, é de extrema importância nesse momento, em que se inicia a colheita da safra de soja, está sendo plantado o milho irrigado, e finalizando o plantio do algodão. Hoje, nós temos uma contenção de água, levantamento da parte central da estrada, temos uma compactação e condição lateral da estrada muito boa. Acredito que os produtores e municípios irão cumprir com seus compromissos, e assim, teremos cada vez mais estradas para recuperar este ano”, disse o presidente da Abapa, Celestino Zanella.

Para a execução das obras, a contrapartida da prefeitura é o fornecimento do óleo diesel e encascalhamento de uma parte da estrada. A Abapa e produtores estão responsáveis pelo maquinário, logística, alimentação e mão de obra dos profissionais. O prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, comemora a conclusão das obras. “Fico muito satisfeito em ver mais uma obra de recuperação de estrada vicinal concluída, pois um dos gargalos para o escoamento da produção agrícola são as estradas e por meio desta parceria com a Abapa buscamos minimizar ou sanar o problema e alavancar a produção. Esta linha recuperada vai beneficiar principalmente os produtores que são os responsáveis pelo aumento da nossa economia. Esta obra custa caro aos cofres municipais, embora seja um retorno dos impostos pagos pelos empreendedores, como o ICMS e ITR. Quero agradecer a Abapa pela parceria que graças a Deus vem dando certo e reafirmar o meu compromisso em apoiar iniciativas como esta que vem a somar para o desenvolvimento desta terra”, disse o prefeito.

Patrulha Mecanizada – Criado em 2013, o primeiro trecho recuperado pelo projeto foi na estrada Rio de Pedras, na zona rural de Barreiras, um trecho de 43 km. Em fevereiro de 2014, o projeto entregou um trecho de 33 km da Rodovia da Soja, no distrito de Roda Velha, em São Desidério. Em abril de 2014, foi a vez da Estrada do Café, município de Barreiras,  trecho de 58 km. Em julho de 2014, finalizou a recuperação de 78 km da Estrada da Estrondo, no município de Formosa do Rio Preto. Com a conclusão da Linha dos Pivôs, serão cerca de 380 Km recuperados. O Patrulha Mecanizada conta com os recursos provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e do Fundeagro.

Próxima estrada

A próxima estrada a ser recuperada pelo Patrulha Mecanizada é a Estrada Alto Horizonte, localizada no município de Luís Eduardo Magalhães. Com previsão para iniciar ainda em fevereiro, a obra contemplará um trecho de 45 quilômetros.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;