Presidente da Abapa participa do maior evento de comércio de algodão

Publicado em: 23 de novembro de 2015
O Evento aconteceu em São Francisco, EUA

O Evento aconteceu em São Francisco, EUA

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou do “San Francisco de 2015 – ICA”,  maior evento de comércio de algodão, que este ano foi realizado em São Francisco (EUA), nos dias 30 e 31 de outubro. Promovido pela International Cotton Association (ICA), o encontro reuniu mais de 600 delegados da indústria mundial de algodão, entre eles, o presidente da Abapa, Celestino Zanella.

Com ênfase maior no fortalecimento da comunidade de algodão, juntamente com discussões em torno da sustentabilidade, temas voltados para contrato e cadeia de abastecimento, foram bastante debatidos durante a programação. “A participação da Abapa em eventos como esse do ICA,  tem como objetivo promover o algodão baiano e fortalecer a imagem institucional da entidade, divulgando as nossas ações em prol de uma produção cada vez mais sustentável e de maior qualidade”, disse Zanella.

“O ICA, em São Francisco, tem resistido ao teste do tempo e sobreviveu a muitos desafios. Este evento é uma plataforma para a comunidade mundial do algodão, para criar novas amizades e construir relações para que possamos enfrentar os desafios futuros juntos”, disse Jordan Lea, presidente do ICA.

Cerca de 11 nomes de topo da indústria subiram ao palco do evento, que falaram desde as alterações climáticas até a economia global. Entre ele, o ex-diretor de Política Econômica na Casa Branca e um dos maiores especialistas sobre os EUA da economia global, Todd Buchholz, apresentou uma visão incisiva e divertida de política global, economia, sociedade e cultura. “Olhando para onde o mundo está, para onde está indo e o que isso significa para as empresas e indivíduos, esta foi uma oportunidade perfeita para pensar sobre como a economia mundial se encaixa, de agricultores nos campos para os designers em Milão, para a competitividade dos varejistas, para os gastos dos consumidores em todo o globo”, disse Todd.

Durante a programação, os delegados puderam participar de reuniões, como a realizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que reuniu os representantes das associações estaduais do Brasil. “Tivemos a oportunidade de ouvir as empresas, e a Abrapa apresentava o que estamos fazendo de melhorias no algodão, de maneira sintética. Após esse momento, tivemos uma rodada de perguntas e respostas de ambos, sobre o mercado de algodão. Pontos positivos e negativos do setor no Brasil e no mundo. Enfim, os eventos do ICA é sempre uma boa oportunidade para melhorarmos os relacionamentos e conhecimentos”, destacou Zanella.

No jantar de encerramento, em seu discurso Jordan Lea, falou sobre o aumento dos tecidos sintéticos e consumo mundial de algodão: “Não é novidade para ninguém aqui que há muito algodão lá fora. Podemos culpar a China, os EUA ou qualquer outra pessoa, mas isso não está resolvendo o problema. A melhor maneira de resolver o problema de estoque final é aumentando o consumo. Com o algodão, podemos criar postos de trabalho em todo o mundo, em lugares que mais precisam deles – da África para a Índia, para o Paquistão, para o Brasil. O algodão tem uma grande história para contar. É puro, é responsável e é natural. Tem que ser rentável, produzir sem apoios massivos de preços e nós precisamos menos governo no negócio de algodão, não mais. Nós todos precisamos trabalhar juntos para impulsionar a inovação, o progresso e no desenvolvimento de produtos de algodão que aumente drasticamente a demanda por algodão, caroço de algodão, óleo de semente de algodão, biomassa – tudo o que um algodão produz “, finalizou.

O ICA – Criado em 1841, é a associação líder mundial em comércio internacional do algodão e do corpo arbitral, com mais de 590 membros no mundo todo. A maioria dos algodão cru do mundo é comercializado internacionalmente sob ICA Estatuto Social e Regimento.

Para comemorar o 175º aniversário da associação, no próximo ano, o evento comercial acontecerá em Liverpool, no Reino Unido, local onde aconteceu o primeiro evento do ICA, em  1841.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;