Programa de sustentabilidade certifica produtores na Bahia

Publicado em: 23 de setembro de 2015
abapa

A cerimônia de certificação aconteceu no auditório da Abapa, em Barreiras

Na tarde da última quarta-feira, 16, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), realizou a cerimônia de entrega de certificados aos produtores participantes do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), safra 2014- 2015. Implantado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), na Bahia o programa é coordenado pela Abapa, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

O estado teve um aumento de 9% dentro do programa, passando de 33 fazendas certificada na safra 2013/2014, para 36 na safra atual. Destas, 31 fizeram a opção pelo licenciamento da Better Cotton Initiative (BCI). A área de algodão certificado pelo ABR passou de 108.802ha para 122.910ha, um acréscimo de 12,97%.  “A certificação ABR é uma das formas que os cotonicultores têm para comprovar as boas práticas de produção de algodão na Bahia. A adesão ao BCI, é uma possibilidade dos produtores, por escolha individual e, também mostra ao mercado internacional o comprometimento da cadeia”, explica o presidente da Abapa, Celestino Zanella.

A representante da Fazenda Decisão, Elisa Zancanaro Zanella, destacou que o certificado ABR mostra para a sociedade e para o mercado, o trabalho realizado nas unidades produtoras. “Já temos toda uma preocupação ambiental, trabalhista e econômica, e a certificação vem para mostrar lá fora, o trabalho realizado aqui dentro. Ressalto a questão ambiental, pois sem água, sem floresta, ou mesmo animais, não tem como praticarmos agricultura. Todo agricultor precisa ter responsabilidade com essa questão, visando a continuidade e a prosperidade dos seus negócios. O ABR trabalha também esse importante ponto, e só vem acrescentar e confirmar o nosso trabalho”, disse Elisa.

Para a representante do Grupo Zanotto, Alessandra Zanotto, o ABR é um programa de extrema importância, principalmente no cenário atual. “Consideramos o programa, um plus, um adjetivo a mais que o grupo tem para defender a sua propriedade e o seu o trabalho e, acima de tudo, destacamos o empenho de qualificação que precisamos para conseguir esse certificado. Tudo isso foi de extrema importância para toda equipe, para todo o envolvimento da fazenda, de estar se adequando às normas, e, realmente dando uma condição melhor para o trabalhador, colocando a nossa propriedade em condições de trabalho e apresentação para o mercado”, ressaltou a produtora.

Programa ABR – O programa Algodão Brasileiro Responsável é o projeto de sustentabilidade da Abapa, que tem como objetivo unificar o protocolo de certificação de sustentabilidade na produção de algodão no Brasil. O ABR conta com uma equipe de profissionais que orientam os cotonicultores dentro das normas de segurança do trabalho e ambientais, boas práticas sociais e econômicas, fazendo diagnóstico das fazendas produtoras de algodão, baseado nos princípios relacionados aos três pilares básicos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;