Qual é o significado da sustentabilidade na cadeia do algodão?

Publicado em: 11 de outubro de 2012

O que a sustentabilidade significa na cadeia de valor do algodão não pode ser determinado por um indivíduo, um setor ou um país, e sim por um consenso entre todas as partes interessadas. Este foi o conceito que guiou as discussões na Quarta Sessão Aberta da 71ª Reunião Plenária do International Cotton Advisory Committee (ICAC), que está acontecendo esta semana em Interlaken, na Suíça, com a participação de vários representantes do Brasil, inclusive, de Mato Grosso.

A sessão mais interativa do encontro foi idealizada para atingir o “coração” do tema do encontro: “Shaping Sustainability in the Cotton Value Chain”. A sessão reuniu cerca de 300 pessoas divididas em 27 mesas, cada uma com um moderador fluente num desses cinco idiomas (inglês, francês, espanhol, russo e árabe). A ideia era reunir entre 10 e 12 pessoas por mesa – de diferentes origens culturais e com perspectivas diversas sobre o significado do termo sustentabilidade – e deixar que compartilhassem suas ideias e encontrassem uma base de entendimento, segundo Riff Fullan, líder em Conhecimento e Aprendizado da Helvetas Swiss Intercooperation.

“Escolhemos uma metodologia participativa que estimulasse a interação porque queríamos que as pessoas se sentissem à vontade para trocar ideias abertamente”, disse Fullan, que dirigiu a sessão. “Não podemos colocar 300 pessoas numa sala e esperar um diálogo franco e aberto. Mas se você as colocar todas em grupos menores, elas se comunicarão e compartilharão suas opiniões mais abertamente, o que era nosso objetivo”. O time de moderadores agora vai condensar o que foi produzido nessa sessão e apresentar um resumo dos resultados no encontro desta quinta-feira (11/10). A 71ª reunião plenária do ICAC começou domingo passado e conta com a participação do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Sérgio De Marco, e do gestor de sustentabilidade da entidade, Denilson Galbero; do diretor executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Décio Tocantins, e do produtor João Luiz Ribas Pessa, membro do Conselho Consultivo da AMPA e delegado da Abrapa. Sávio Pereira e José Maria dos Anjos, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Andrew Macdonald, da Amcon Consulting, também integram a comitiva brasileira.

O ICAC é uma associação governamental composta por membros de 41 países de todos os continentes, que tem a missão de prover informações e sugestões para solução de problemas, servir de elo entre a cadeia produtiva, comercial e o consumidor final, assim como assistir os governos das nações produtoras na elaboração de políticas econômicas para o setor da cotonicultura, visando estimular uma economia mundial mais saudável no que concerne ao algodão.

Link: http://www.imamt.com.br/home/noticia/740

Compartilhar:
;