SINAP é apresentado aos produtores de algodão da Bahia

Publicado em: 29 de novembro de 2012

sinap2

Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap) busca ter 100% das negociações de algodão em pluma registradas

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizaram na quinta, dia 22 de novembro, o lançamento do Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap) na Bahia, durante evento realizado no Hotel Solar Rio de Pedras, em Luís Eduardo Magalhães.

No evento, a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, ressaltou a importância do cotonicultor se manter informado e atualizado em relação ao mercado do algodão e mencionou também os esforços da associação em atender aos associados: “Hoje vivemos a realidade inegável de duas décadas de evolução da cotonicultura brasileira. Uma evolução que faz com que a Abapa também procure trilhar este caminho, dia-a-dia”.

A palestra sobre o funcionamento do novo processo de lançamento de dados no sistema foi realizada pela equipe da Abrapa, que orientou e solucionou as dúvidas dos presentes em relação ao sistema e a importância do registro das informações. Allan Pequeno, administrador do banco de dados da Abrapa, Cesar Henrique Bernardes Costa, gerente de operações de mercados físicos da BBM e João Paulo Lefévre, presidente da Junta de Corretores da BBM.

Para o produtor de algodão que efetuar venda direta, sem corretor, a Abrapa será responsável pelo pagamento dos registros de negociação. O custo será de 0,05% sobre o valor do negócio cadastrado. A medida visa aumentar a adesão do número de registros de negociações feitas pelos produtores diretamente com os compradores no novo Sinap. “Queremos que o produtor registre suas informações de compra e venda, por isso a Abrapa se comprometeu a pagar pela inscrição dos negócios no Sinap. O novo sistema busca ter 100% das negociações registradas, o que é importantíssimo para termos uma visão de futuro do comércio de algodão. De posse desses dados, o produtor terá parâmetros para seus negócios e também teremos números mais confiáveis para poder cobrar políticas públicas para nosso setor”, diz Sérgio De Marco, presidente da Abrapa no site da Associação. Hoje, cerca de 65% das negociações são feitas via corretores credenciados junto a BBM. Os produtores podem acessar o Sinap pela página inicial do site da Abrapa (www.abrapa.com.br).

Desenvolvido pela parceria entre a Abrapa, A Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e a BM&F Bovespa, o Sinap é uma ferramenta muito importante para o negócio do algodão e que deve servir de exemplo às demais cadeias.

Compartilhar:
;