SOS Barreiras: Campanha de combate ao Aedes continua nas ruas da cidade

Publicado em: 23 de fevereiro de 2016
Retirada de lixos e entulhos (Bairro Morada da Lua - De Baixo)

Retirada de lixos e entulhos (Bairro Morada da Lua – De Baixo)

Começou no dia 17, a Campanha SOS Barreiras, lançada pelas entidades Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e Prefeitura de Barreiras, que tem como alvo os criatórios do mosquito Aedes aegypti. A ação conjunta tem o intuito de reforçar as equipes da prefeitura, através da cessão de máquinas (caçambas, moto niveladoras, tratores, pás-carregadeiras, roçadeiras e rolos compressores) e seus respectivos operadores, para realizar um mutirão de limpeza em terrenos baldios e áreas abandonadas onde haja acúmulo de lixo e prováveis focos do mosquito.

“A prefeitura nos solicitou o apoio e prontamente atendemos, o produtor que reside em Barreiras está de parabéns, uma vez que eles retiraram as suas máquinas do campo, algumas viajaram mais de 200 km para estarem aqui e hoje o que estamos vendo é que a parceria está tendo um excelente resultado. O trabalho está bem coordenado e as máquinas estão nos quatro cantos da cidade. A ação é um ganho para toda população de Barreiras. O agricultor mostrou que ele é comprometido com a sociedade e deu um exemplo de cidadania. É muito importante que todos os moradores da cidade também se engajem na campanha para que a gente consiga vencer essa batalha contra esse mosquito, que tem trazido tanto transtorno, não só para Barreiras, mas para todo o Brasil”, disse o presidente da Aiba, Júlio Busato.

Durante os dias de campanha, estão sendo feitas limpezas em vários terrenos baldios, retiradas de entulhos e patrolamento das ruas. As equipes têm atuado em bairros da cidade obedecendo ao critério de prioridade definido pelo maior índice de infestação, a exemplo dos bairros: Serra do Mimo, Santa Luzia, Renato Gonçalves, Morada da Lua (de cima), Morada da Lua (de baixo), Vila Dulce, Loteamento Rio Grande, Vila Brasil, Novo Horizonte e Flamengo.

Assinatura do termo de cooperação, no Gabinete do prefeito de Barreiras

Assinatura do termo de cooperação, no Gabinete do prefeito de Barreiras

Assinatura do termo de cooperação – Durante a assinatura do termo de parceria, que aconteceu no dia 22 de fevereiro, entre entidades do agronegócio e Prefeitura de Barreiras, o prefeito Antonio Henrique mencionou a importância do envolvimento de todas as esferas representativas no combate ao mosquito Aedes, agradecendo a disposição das entidades que estão contribuindo nesse momento que o município está em situação de emergência. “Nosso município foi atingido pelas fortes chuvas no mês de janeiro e fevereiro, e tivemos que decretar situação de emergência. Agora vamos para a etapa de reconstrução na infraestrutura urbana, e principalmente de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O Brasil todo está nessa luta e estamos fazendo nossa tarefa também”, disse o prefeito Antonio Henrique.

A Campanha SOS Barreiras, vai até dia 26 de fevereiro, porém, a Prefeitura de Barreiras, em parceria com outras entidades, dará continuidade as ações de combate ao mosquito.

Ascom Abapa

Compartilhar:
;