Técnica de recuperação de áreas degradadas será apresentada em Dia de Campo

Publicado em: 4 de abril de 2013

Será realizado neste sábado, 6 de abril, um Dia de Campo para apresentar a técnica de plantio direto de uma mistura de sementes nativas do Cerrado, também conhecida como muvuca. Essa técnica permite a restauração de áreas degradadas que precisam ser recuperadas, e vem sendo implantada em propriedades rurais de Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, no âmbito da Campanha LEM APP 100% Legal.

O Dia de Campo acontece na Fazenda Liberdade, de propriedade do sr. Vilson Gatto, onde foi feita a primeira experiência piloto da Campanha LEM APP 100% Legal para a recuperação de uma área com a utilização da técnica da muvuca. Os participantes poderão conhecer os resultados de perto após um ano do plantio. O evento contará com a presença do prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, criador e incentivador da Campanha LEM APP 100% Legal.

Com o tema “Como superar o desafio da adequação socioambiental da propriedade”, o Dia de Campo ainda terá a presença de Rodolfo Ribeiro, do Rabobank, que vai explicar como mitigar os riscos ambientais e trabalhistas em uma propriedade rural; Paolo Sartorelli, da Baobá Consultoria Florestal, responsável técnico pela implantação da muvuca no oeste da Bahia; e de Georgina Cardinot, da Conservação Internacional (CI-Brasil), uma das organizações realizadoras da Campanha LEM APP 100% Legal, juntamente com a Prefeitura de Luis Eduardo Magalhães e do Instituto Lina Galvani. A campanha conta ainda com a parceria da Monsanto.

Campanha APP LEM 100% Legal

Com o apoio da Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia (AIBA), Sindicato Rural dos Produtores Rurais de LEM e Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), a Campanha vem apoiando desde agosto de 2011 os produtores rurais de Luis Eduardo Magalhães que voluntariamente queiram restaurar suas APPs (nascentes e margens de rios e encostas) degradadas. Para reforçar a importância dessas áreas para a melhoria dos serviços ambientais, como qualidade de água e proteção dos solos, fauna e flora, a Campanha também mobiliza estudantes da rede pública de ensino com o Festival das Sementes, e uma rede de coletores de sementes nas comunidades tradicionais. As sementes coletadas são utilizadas na restauração de áreas degradadas que precisam ser recuperadas de acordo com a legislação ambiental, estimulando a valorização das espécies do Cerrado no oeste da Bahia.

Serviço:
Dia de Campo da Campanha Lem APP 100% Legal
Data: 06 de abril, com inscrições e abertura às 7h30
Local: Fazenda Liberdade – BR-020 – Sentido Brasília – 22 quilômetros do centro de Luis Eduardo Magalhães. A entrada fica à esquerda, cerca de 100 metros depois do rio Borá.
Informações: Secretaria de Meio Ambiente de LEM – (77) 3628 3800;
Instituto Lina Galvani – (77) 9962 3700; Araticum Assessoria de Comunicação – (77) 9978 0913

Araticum Assessoria de Comunicação

Compartilhar:
;