Presidente da Abapa participa do Clube da Fibra

Publicado em: 13 de agosto de 2013

abapa

A presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Isabel da Cunha participou do Clube Fibra que aconteceu de 7 a 10 agosto, em Guarujá, São Paulo. Com o tema “Juntos, Refletimos Valor”, mais de 150 produtores e empresários rurais, que respondem por uma área de 756 mil hectares de algodão do país e 90% do PIB do setor, participaram da 19ª edição do Clube da Fibra promovido pela FMC, com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Os principais temas envolvendo a cadeia produtiva da cotonicultura foram apresentados por especialistas.

A presidente da Abapa, Isabel da Cunha, fez um apresentação no painel ”Iniciativas para o Manejo de Pragas Emergentes com enfoque para a Helicoverpa”. Isabel mostrou os dados e o prejuízo da safra 2012/2013 com a infestação da praga no oeste baiano. “Tivemos um prejuízo na Bahia de R$ 1,4 bilhão nas culturas de soja, milho e algodão. As entidades ligadas ao agronegócio estão buscando soluções e alternativas para enfrentar o problema na próxima safra”, afirmou.

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) apresentou ações em prol da melhoria do algodão brasileiro que vem realizando em diferentes áreas durante o painel “O Valor da União”. O presidente da Abrapa, Gilson Pinesso, foi o moderador do painel, que tratou de perspectivas para a próxima safra, sustentabilidade, qualidade, ações e demandas com o governo federal, além do Congresso Brasileiro do Algodão, que acontece no mês de setembro.

O presidente da Câmara Setorial do Algodão, Sérgio De Marco, apresentou uma série de pontos que a Câmara vem resolvendo e debatendo com o governo. Entre eles estão o aumento do limite de financiamento do EGF (Empréstimo do Governo Federal), realização do programa do Prêmio de Equalização Paga ao Produtor (Pepro), facilitação da exportação via trading por ACCs, solicitação de desoneração do filme plástico para colheitadeiras de algodão e a priorização de registro de nematicida para tratamento de sementes de algodão.

A programação contou ainda com o painel ”Logística, o valor da cadeia de abastecimento” e o Painel Brasil, que trouxe um panorama socioeconômico e político do País e as perspectivas para o cenário, destacando o agronegócio.

Clube da Fibra – O Clube da Fibra é um evento realizado anualmente pela FMC Agricultural Products. Considerado uma referência como fórum de discussão dos desafios e oportunidades da cadeia produtiva de algodão, possibilita o debate e a representação ativa em busca de oportunidades para o agronegócio brasileiro.

Compartilhar:
;