Abrapa vai à Ásia para missão comercial

Publicado em: 5 de julho de 2013

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) parte na sexta-feira, 05 de julho, rumo à Ásia para uma missão comercial com compradores do algodão brasileiro. O grupo, composto por representantes de oito, das nove associações estaduais, é liderado pelo presidente da Abrapa, Gilson Pinesso, e passará por três países: Vietnã, Tailândia e Indonésia. “São países que já compram nosso algodão e que podem aumentar esse consumo, principalmente o Vietnã. Então, vamos até lá para ouvir as demandas e saber como atendê0los cada vez melhor”, diz Pinesso.

A programação da viagem inclui reuniões com industriais dos três países. No dia 08 de julho, a Abrapa receberá em um jantar cerca de 40 líderes da indústria têxtil do Vietnã, na cidade de Ho Chi Minh. No dia 11, será a vez dos empresários tailandeses. Em Bangkok, capital da Tailândia, cerca de 100 industriais locais serão recebidos pela comitiva da Abrapa durante um jantar. No dia 15, em Jakarta, Indonésia, os industriais indonésios também poderão conversar e conhecer um pouco mais do trabalho da Abrapa e dos cotonicultores brasileiros.

“Este tipo de trabalho é importante para nos mantermos sempre próximos aos nossos grandes compradores. Estamos atentos e dispostos a ouvir suas dificuldades e trabalhar no que for preciso para melhorar e incrementar nossos negócios com estes países”, afirma o presidente da Abrapa.

EXPORTAÇÕES – Os números da safra 2012/2013, até maio, mostram que o Brasil exportou 901.093 toneladas de algodão. Dessas, a Indonésia comprou 143.227; o Vietnã, 53.615; e a Tailândia, 37.169 toneladas. No ranking dos maiores compradores da fibra brasileira, os países estão, respectivamente, em terceiro, quinto e sétimo lugares. China e Coreia do Sul são os dois primeiros.

Além do presidente Gilson Pinesso, a comitiva brasileira é composta pelos vice-presidentes João Carlos Jacobsen, Paulo Shimohira e Milton Garbugio, que também é presidente da Ampa; o primeiro secretário Arlindo Moura; o tesoureiro Almir Montecelli, também presidente da Acopar; e os presidentes das estaduais: Isabel da Cunha (Abapa), Luiz Renato Zapparoli (Agopa), Eduardo Logemann (Amapa), Angelo Munari (Amipa), Darci Boff (Ampasul) e Ronaldo Spirlandelli (Appa).

Compartilhar:
;