Corrida do algodão

Home / Corrida do algodão
Ir “além do algodão” também é promover a saúde, a integração, a informação, a qualidade de vida e o esporte. Afinal, a fibra têxtil mais democrática e inclusiva que existe é tudo isso.

Desde 2019, a Abapa criou a Corrida do Algodão. O evento é realizado na cidade de Luís Magalhães e reúne milhares de pessoas, a cada ano, para competir ou torcer pelos atletas profissionais e amadores. Além de prêmios nas diversas categorias, a Corrida do Algodão tem programação para toda a família, e conta com palestras e muita música.

    Corrida do Algodão volta a ser realizada em 2022: uma celebração da saúde e da união

    Depois de dois anos de interrupção, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) já tem data e novo local para a sua, já tradicional, Corrida do Algodão. O evento será realizado no dia 06 de agosto, na Praça Dirceu Montani Filho – também conhecida como a “Praça do Avião” –, em Luís Eduardo Magalhães. Esta é a quarta edição da Corrida, e a expectativa é de que ela atraia um público de competidores em linha com os anos anteriores, em torno de mil participantes. Nesta quinta-feira (8), a vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, e a analista de Marketing da associação, Cristiane Barilli, participaram de uma reunião com representantes das Secretarias Municipais de Luís Eduardo Magalhães, envolvidas no evento, para discutir os detalhes logísticos para que a corrida se dê em plena harmonia com os fluxos da cidade.

    Estavam presentes a secretária de Cultura e Esporte, Vânia Lurdes Cenci Tsukuda, o professor Sérgio Henrique Louzada, que é coordenador e organizador de competições, a diretora de Esporte, Kaline Lira, o coordenador de Trânsito, Wanderson Santana, e o coordenador dos Agentes de Trânsito da Sutrans, Adriano Gonçalves da Silva.

    “Nós estamos muito contentes por, mais uma vez, realizar a Corrida do Algodão. Desta vez ela tem um significado ainda maior, que é de celebrar a cura, a volta à normalidade do mundo, depois de dois anos muito difíceis. A Prefeitura Municipal, através das secretarias, nos abriu as portas de forma muito generosa, e, juntos, vamos trabalhar para que o evento ocorra da melhor maneira possível, e em sintonia com a cidade, em todos os detalhes”, afirma Alessandra Zanotto.

    De acordo com a vice-presidente, quem perdeu o ritmo, depois de dois anos, tem que acelerar os treinos. “Serão provas de 10km e 5km. Temos ainda alguns meses à frente. É calçar o tênis e sair para treinar. O mais importante será congraçar e celebrar a vida e a saúde! “, concluiu.

    O algo além da linha de chegada

    Corrida do Algodão chega à terceira edição marcada pela superação, inclusão e estrutura inovadora

    Em sua terceira edição, a Corrida do Algodão organizada no dia 14 de setembro pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) impressionou pela estrutura de apoio aos atletas e das áreas de lazer e convivência. O evento contou com participação de milhares de pessoas, na Praça do Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães. Com o tema “Correr nunca foi tão leve”, cerca de 1200 homens, mulheres e crianças correram em uma disputa que misturou a garra dos profissionais, a superação dos amadores, a inclusão de quem se movimenta em cadeira de rodas, e a diversão das crianças que corriam sob o olhar atento dos familiares.

    A competição distribuiu mais de 13 mil em prêmios, troféus para os primeiros colocados na classificação geral e por faixa etária, além de medalhas para quem chegou até o final do trajeto. A competição disponibilizou uma área de gastronomia, brinquedos e atividades lúdicas para as crianças, área de expositores e patrocinadores que promoveram ações para incentivar a prática do esporte. A animação ficou por conta do cantor Bosco Fernandes e a dupla de Dj´s Lust.

    A Corrida do Algodão 2019 foi realizada pela Abapa e contou com o apoio do Fundeagro, Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. O evento teve o patrocínio da Agrosul – John Deere, Ciasseds, Nufarm, Sudotex, Unicot, Basf, Bayer, Canadian Solar, FMC, Mosaic, Alfatrans, Bradesco, CCAB Agro, Corteva, Cummins, Eisa Interagrícola, Ihara, Girassol Agrícola, Gotemburgo Volvo, L7Agro, Oeste Temper, Sementes Morinaga, Sicredi, Syngenta, Tecon Salvador, Tormaq, UPL do Brasil e Zanotto Cotton.

    AÉREAS

    ESTRUTURA

    EVENTO

    MONTAGEM

     

    Corrida do Algodão 2018

    No dia 30 de setembro de 2018, a Abapa realizou a segunda edição da Corrida do Algodão. O evento reuniu atletas profissionais, amadores, cadeirantes e crianças, em percursos pré-definidos. Cerca de mil atletas competiram nas categorias Kids, Cadeirantes, Masculino e Feminino, em circuitos de 800 metros, 5km e 10 km. Um total de R$ 15 mil reais, entre valores em dinheiro, troféus e medalhas, foi distribuído aos participantes.

    Na praça do Jardim Paraíso, atletas e milhares de pessoas foram prestigiar o evento, ao som de música eletrônica e do ritmo contagiante do artista Bosco Fernandes. Academias, empresas de saúde e expositores do segmento do agronegócio associaram suas marcas e produtos a Corrida do Algodão, numa mostra de reconhecimento da sua importância. Teve ainda espaço gourmet com lanches e bebidas. O movimento Sou de Algodão, da Abrapa, foi destaque e um toque a mais de charme, para mostrar os atributos naturais da pluma, totalmente desejáveis na prática esportiva.

    A Corrida do Algodão 2018 foi realizada pela Abapa com o patrocínio da Agrosul/John Deere, Unicot, CCAB Agro S.A., Basf, Girassol Agrícola, Sudotex, J&H Sementes, Nufarm, Ciaseeds, Maxum Case, Bayer, Kasuya Consultoria, Eisa Interagrícola, FMC, Zanotto Cotton, Fama Motors, Corteva, Alfatrans e Syngenta, e o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Fundeagro e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

    ESTRUTURA

    ESPAÇO DO ATLETA

    ESPAÇO GOURMET

    ATRAÇÕES

     PÓDIO

     

    Corrida do Algodão 2017

    A Abapa vem promovendo os eventos esportivos como forma de aproximar as pessoas da cadeia produtiva do algodão e incentivar uma vida mais saudável, com a prática da atividade física. A primeira edição da Corrida do Algodão foi realizada em 2017, no dia 30 de outubro, em Luís Eduardo Magalhães, reuniu 700 atletas nas categorias infantil, cadeirante, masculino e feminino. Quem passou pela Praça Albano Lauck, local da prova, conferiu a grande estrutura montada que para aliar atividade física, esporte, música, e produção agrícola. O encerramento da prova terminou com o show da banda Vintage, de Luís Eduardo Magalhães.

    Foram distribuídos R$ 5 mil em prêmios e troféus para os vencedores. Os demais inscritos receberam medalhas de participação por encararem os trajetos de 10km, 5km e 1km. Vídeos e material gráfico da campanha ‘Sou de Algodão” circularam no evento, proporcionando um primeiro contato com a ação. A Corrida do Algodão 2017 contou com os patrocínios da Agrosul/John Deere, Bayer, CCAB Agro S.A., Sudotex, Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães, UBahia, Unicot, FMC, Sesi/Fieb, Fundeagro, Grupo Horita, Morinaga Sementes, ZanottoCotton, Bradesco e apoio da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.