Abapa apoia seminário sobre cultura do algodão do Vale do Iuiu

Publicado em: 25 de setembro de 2013

vale2

Com a finalidade de orientar os cotonicultores quanto à educação sanitária nas lavouras, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa apoiou o Seminário da Cultura do Algodão do Vale do Iuiu, que aconteceu em Palmas de Monte Alto, Urandi, Guanambi e Malhada, nos dias 18, 19, 20 e 21 deste mês. 

Além dos aspectos de manejo da cultura do algodoeiro, apresentados pelo Programa Fitossanitário da Abapa, o evento abordou as principais pragas, o uso correto e seguro de agrotóxicos, a legislação fitossanitária e técnicas para o cultivo do algodão colorido em pequenas propriedades rurais. 

O Programa Fitossanitário vem sendo executado desde a safra 2004/2005. De acordo com o coordenador, José Lima, um dos pilares é o monitoramento para controle de pragas. “Onze técnicos ficam responsáveis por visitar as lavouras a cada duas semanas. Eles fazem o levantamento do nível de infestação de pragas e doenças existentes e, a depender dos resultados, são tomadas as providências para evitar um ataque severo”, diz Lima. 

O Seminário da Cultura do Algodão é mais uma iniciativa de mobilização e capacitação direcionada aos produtores de algodão da região sudoeste da Bahia. Os eventos foram realizados pela ADAB, com o apoio, também, do Fundeagro, EBDA, Embrapa, Fundação BA e das Prefeituras Municipais, através de suas Secretarias da Agricultura. 

Ascom Abapa 

Compartilhar:
;