» Abapa e Aiba participam de encontro com produtores da região da Bela Vista e Placas, no oeste da Bahia

Na noite desta quinta-feira (9), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) integrou mais uma das reuniões que vem sendo organizadas pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) como forma de verificar e atender novas demandas dos produtores rurais, além de informar sobre os projetos que vem sendo desenvolvidos pelas entidades. Desta vez, a reunião foi realizada na comunidade das Placas, em Barreiras, na divisa com o Tocantins, e que abrangeu também os produtores da área agrícola da Bela Vista.

Produtor da região, Celito Missio, reforçou a importância do envolvimento dos agricultores nas demandas das entidades representativas e dos sindicatos como forma de garantir mais força e união diante das adversidades. “Um dos exemplos é o programa fitossanitário da Abapa que vem trazendo ótimos resultados com ações que ajudam no combate e na prevenção de doenças como o bicudo, o que ajuda a reduzir a quantidade de aplicações no campo, e que ajuda todos os produtores”, afirma.

Na oportunidade, estavam presente o coordenador do programa fitossanitário, Antônio Carlos Araújo, que levou informações sobre o andamento da colheita do algodão, que já atingiu 60% da área plantada, e que devem ser finalizada até o dia 20 de setembro, quando terá início o vazio sanitário do algodão. Já o coordenador do Centro de Análise de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, informou sobre os resultados da qualidade da fibra que vem sendo testada e classificada para garantir a comercialização e melhores preços nos mercados interno e externo. Também participaram da reunião, o presidente da Aiba, Celestino Zanella, e o vice-presidente, Valter Gatto, e os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, e de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio.

Assessoria de Imprensa Abapa