» Abapa prestigia posse de novo presidente da Embrapa em Brasília (DF)

O vice-presidente, Luiz Carlos Bergamaschi, e o conselheiro, Celito Breda, representaram a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) na posse de Sebastião Barbosa como novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente, Michel Temer. Contratado pela Embrapa em 1976, ele foi chefe-geral da Embrapa Algodão, centro de pesquisa localizado em Campina Grande (PB) e se especializou em entomologia atuando em programas de controle e erradicação de pragas.

Para o vice-presidente da Abapa, Luiz Bergamaschi, a entidade de pesquisa é uma grande parceira dos agricultores baianos garantindo suporte à vinda de tecnologias para possibilitar o desenvolvimento da agricultura nos solos do cerrado do oeste da Bahia. “Estamos prestigiando esse momento importante que vai trazer como presidente da Embrapa um pesquisador experiente e que vai possibilitar mais avanços e investimentos para a agricultura na Bahia e em todo o Brasil”, afirma.

O conselheiro da Abapa, Celito Breda, acredita na pesquisa e tecnologia como fundamental para incrementar a área agrícola com excelência e alta produtividade. “Temos potencial para viabilizar de forma sustentável cerca de 10 milhões de hectares em área produtiva agricultável do Matopiba, incluindo a agricultura familiar, mas que depende de investimento e fortalecimento em pesquisa, inclusive sediando os pesquisadores e experimentos nas áreas produtivas”, explica. Engenheiro agrônomo recém aposentado pela Embrapa, Sebastião Barbosa assume a presidência da entidade ao substituir Maurício Antônio Lopes.