Alta externa eleva preços do algodão em pluma no Brasil, diz Cepea

Publicado em: 05/09/2011 às 09:47:23

Compartilhe:

Os preços do algodão em pluma subiram com força no mercado brasileiro nos últimos dias, conforme indicam pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O impulso veio dos preços externos, que tiveram reajustes expressivos, firmando-se novamente acima de um dólar por libra-peso até o vencimento em outubro de 2012 – negociações na Bolsa de Nova York (ICE Futures).

Diante disso, vendedores brasileiros consultados pelo Cepea passaram a se retrair. Mais firmes em suas ofertas, muitos cotonicultores priorizam a colheita, beneficiamento da pluma e entrega de contratos. Dessa forma, a liquidez aumentou nos últimos dias, mas, na média, os negócios ainda envolvem pequenos lotes. Isso porque indústrias consultadas pelo Cepea sinalizam estar estocadas com fios num momento em que a produção ainda está em nível lento – em parte devido à concorrência com o produto importado.

Entre 16 e 23 de agosto, o Indicador Cepea/Esalq com pagamento em oito dias subiu 5,7%, fechando nessa terça, dia 23, a R$ 1,8070 por libra-peso. No mês, o Indicador acumula baixa de 0,20%.