» Alta externa eleva preços do algodão em pluma no Brasil, diz Cepea

Os preços do algodão em pluma subiram com força no mercado brasileiro nos últimos dias, conforme indicam pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O impulso veio dos preços externos, que tiveram reajustes expressivos, firmando-se novamente acima de um dólar por libra-peso até o vencimento em outubro de 2012 – negociações na Bolsa de Nova York (ICE Futures).

Diante disso, vendedores brasileiros consultados pelo Cepea passaram a se retrair. Mais firmes em suas ofertas, muitos cotonicultores priorizam a colheita, beneficiamento da pluma e entrega de contratos. Dessa forma, a liquidez aumentou nos últimos dias, mas, na média, os negócios ainda envolvem pequenos lotes. Isso porque indústrias consultadas pelo Cepea sinalizam estar estocadas com fios num momento em que a produção ainda está em nível lento – em parte devido à concorrência com o produto importado.

Entre 16 e 23 de agosto, o Indicador Cepea/Esalq com pagamento em oito dias subiu 5,7%, fechando nessa terça, dia 23, a R$ 1,8070 por libra-peso. No mês, o Indicador acumula baixa de 0,20%.