» IBGE aponta leve recuo na safra deste ano

O setor agrícola do País tem condições de repetir este ano a safra recorde de grãos de 149,5 milhões de toneladas em 2010. Em janeiro, a estimativa para a produção brasileira de grãos em 2011 foi de 146,8 milhões de toneladas, 1,8% abaixo do ano passado. Mas o Brasil tem chances de elevar essa projeção, na avaliação do gerente de pesquisas agrícolas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mauro Andreazzi.

Ontem, o instituto divulgou o primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do ano. Ao comentar a pesquisa, mesmo ressaltando que o IBGE não faz projeções, Andreazzi observou que é possível dizer que o País reúne as condições de clima e de preço necessárias para novamente atingir nível recorde na safra de grãos.

Embora a estimativa, anunciada ontem, seja inferior ao resultado de 2010, ainda é 0,7% acima da divulgada em dezembro.

Conab. Pelas projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra nacional de grãos do ciclo 2010/2011 deve alcançar recorde de 153 milhões de toneladas, representando aumento de 2,6% em relação à safra passada. Os dados fazem parte do quinto levantamento da Conab. /COLABOROU TOMAS OKUDA

Fonte: Abrapa