Bahia Farm Show: Abapa integra encontro do Comitê Gestor do Matopiba

Publicado em: 15 de junho de 2024

Durante a Bahia Farm Show, o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, participou de reunião do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (CGPDA). Embora a representante oficial do agronegócio no comitê seja a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Abapa foi convidada a integrar este importante evento.

O encontro contou com a presença do secretário de agricultura do Estado da Bahia, Wallison Tum e de representantes do governo, além de segmentos do agronegócio e da agroindústria da região. O objetivo foi criar grupos técnicos que montarão um planejamento de ações para os próximos 10 anos, em conjunto com entidades de classe e os geradores de economia.

“Vamos discutir o futuro do Matopiba, as oportunidades para essa região, logística, questões ambientais, tratativas também do plano ABC+ aqui do estado da Bahia. […] A expectativa é muito boa de estar realizando aqui no estado da Bahia, aqui em Luís Eduardo Magalhães, essa reunião tão importante para o Matopiba que vai ser o maior polo de desenvolvimento agrícola do mundo”, afirmou o secretário.

Pedro Alves Neto, presidente do comitê gestor, destacou que o setor agropecuário da região está preparado para enfrentar questões atuais de acesso ao mercado, especialmente referentes à sustentabilidade, internacionalização, pesquisa e desenvolvimento, transparência, tecnologia e resiliência dos sistemas produtivos. “Não tenho dúvidas de que nessa região teremos as respostas necessárias. Os grupos técnicos formados estarão à disposição para trabalharmos com responsabilidade e agilidade nas demandas,” afirmou.

O plano visa promover e coordenar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável das atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população. Bergamaschi reforçou a união dos diversos segmentos como fundamental no desenvolvimento de ações estratégicas para o Matopiba. Ele afirmou que o setor agrícola, representado pela Aiba, estará sempre atuante no Comitê, levando as principais propostas, reivindicações e demandas como forma de fortalecer o agronegócio e ocupar espaços de discussão que possam refletir tanto o setor produtivo quanto a vida das pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas a ele.

Assessoria de imprensa Abapa – 15.06.2024

Compartilhar:
;