Dia do Algodão

Home / Dia do Algodão

Impulsionada pela busca constante pela qualidade e sustentabilidade, a Abapa realiza anualmente o “Dia do Algodão”. Este evento, que teve sua primeira edição em 2019, é uma demonstração do compromisso da Abapa em proporcionar aos cotonicultores o que há de melhor e mais moderno em pesquisa e tecnologia, como recentes cultivares e técnicas para maximizar a produtividade e rentabilidade no campo, permitindo que os produtores estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar os desafios nas lavouras e no mercado.

O Dia do Algodão destaca-se pela sua estrutura grandiosa montada nos campos de algodão da Bahia, o que inclui palestras, área de convivência e estações técnicas. Essa infraestrutura cria um ambiente propício para a troca de conhecimentos, experiências e tecnologias entre os produtores, pesquisadores e profissionais do setor agrícola da Bahia, do Matopiba e do Brasil.

Através do Dia do Algodão, a Abapa reafirma seu compromisso com a excelência no campo, levando conhecimento de qualidade aos produtores e profissionais do setor do algodão, além das ferramentas necessárias para manter o sucesso no dia a dia das suas atividades. Para saber mais sobre o Dia do Algodão, que já está consolidado no calendário do agronegócio nacional.

 

A terceira edição do Dia do Algodão Abapa, o maior encontro da cadeia produtiva do algodão no Nordeste e Matopiba, acontecerá no dia 20 de julho, na Fazenda Orquídeas, do Grupo Schmidt, em Barreiras. Com o tema “O Presente da Transformação”, o evento reunirá produtores e profissionais do setor para trocar experiências e conhecimentos que impulsionam a evolução da cotonicultura baiana. A programação incluirá atividades focadas na promoção e excelência do algodão brasileiro, com destaque para a produção da Bahia. Reserve a data e participe desta iniciativa que está transformando a realidade do estado!

O Dia do Algodão 2023 foi realizado na Fazenda Panorama, do grupo SLC Agrícola, em 15 de julho. O evento, que havia sido temporariamente suspenso em 2020 devido à Covid-19, voltou com força total, reunindo cerca de 1,2 mil pessoas, incluindo pesquisadores, agricultores, estudantes e interessados no setor. Com foco em temas como sustentabilidade, biotecnolodia, qualidade, fitossanidade e resultados de pesquisas a segunda edição do evento contribuiu para a disseminação de conhecimento e boas práticas no cultivo do algodão, além de fortalecer a cadeia dessa importante cultura.

 A primeira edição do Dia do Algodão, realizada em 15 de junho de 2019, na Fazenda Sete Povos, no distrito de Roda Velha, em São Desidério, foi marcada por uma estrutura impressionante, montada pela Abapa. O evento reuniu cerca de 1,4 mil agricultores, gerentes e técnicos das fazendas, consultores, pesquisadores, estudantes e profissionais da cadeia produtiva da cotonicultura. Estações temáticas, estandes das empresas e um auditório foram montados em meio à lavoura de algodão, proporcionando a troca de experiências e informações sobre a fibra baiana, reconhecida pela maior produtividade do mundo em áreas não irrigadas.

Confira o vídeo completo do evento: