Marketing e Institucional

Home / Marketing e Institucional

A Abapa é uma organização dedicada à promoção do algodão da Bahia, destacando os seus grandes diferenciais competitivos, como qualidade e sustentabilidade, cujas propriedades estão inseridas em um modelo de gestão moderno e de produção com o uso de tecnologia de ponta. A fibra baiana é hoje altamente reconhecida nos mais diversos mercados globais.

O compromisso da Abapa vai além do algodão, com uma atuação de responsabilidade social legitimada e que já faz parte do dia a dia dos produtores associados e da entidade. A Abapa reconhece a importância de uma comunicação eficaz para difundir os inúmeros benefícios que a produção do algodão proporciona, não apenas para o setor agrícola, mas para toda a comunidade.

Para divulgar estrategicamente sua atuação, fortalecer a imagem do algodão brasileiro e estabelecer laços sólidos com diferentes públicos, a Abapa desenvolve atividades que envolvem o Marketing e a Comunicação Institucional. Este relevante programa é encarregado de cuidar, de forma transparente e ética, da reputação da Associação e do algodão baiano, valorizando as pessoas e o bem-estar daqueles com quem a entidade se relaciona.

Além dos tradicionais canais de comunicação digitais, como o website e as redes sociais, a Abapa investe em campanhas publicitárias claras, criativas e de utilidade pública. A Associação também mantém um calendário diversificado de eventos, técnicos e sociais, muitos dos quais transcendem a esfera produtiva, abordando temas como saúde, educação e acesso à cultura, esporte e lazer.

Iniciativas em Marketing e Comunicação Institucional

• Campanhas Publicitárias: a Abapa desenvolve e apoia campanhas que destacam os diferenciais do algodão brasileiro, desde sua qualidade até os aspectos sustentáveis da produção, a exemplo do “Sou de Algodão”, “Um time de fibra contra o bicudo” e a mais recente: “Abapa: o presente da transformação”.

• Eventos: a Associação organiza eventos que não apenas promovem a troca de conhecimentos técnicos entre os produtores, mas também entre a Abapa e a sociedade, como o Dia do Algodão, a Premiação do Conhecendo o Agro, a Corrida do Algodão e o Prêmio Abapa de Jornalismo.

• Compromisso com a Transparência: a Abapa preza pela transparência em todas as suas comunicações, garantindo que todas as informações divulgadas sejam verdadeiras e claras, e para isso mantém uma série de publicações, como a newsletter mensal “Abapa Informa”, cartilhas educativas, notas técnicas, livros e relatório de gestão, reunidas em um website atualizado e de fácil usabilidade para a consulta de produtores associados, técnicos e especialistas na área, imprensa e público em geral.

• Engajamento nas redes sociais: a presença ativa nas redes sociais permite que a Abapa interaja diretamente com seu público, compartilhando informações relevantes e respondendo a dúvidas, além de promover o algodão baiano junto ao seu público de interesse.

• Inovação e Criatividade: a Abapa busca constantemente formas inovadoras e criativas de comunicar sua mensagem, garantindo que ela atinja o seu público-alvo, de maneira transparente e concisa, proporcionando valores de confiança e ética nas suas relações.
Por meio das iniciativas do programa Marketing e Institucional, a Abapa se mantém empenhada em promover não apenas o algodão brasileiro, mas também os valores de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social, e reafirma, através das suas atividades, o compromisso com a transparência, a inovação e o bem-estar da comunidade.

A Missão Compradores representa um passo fundamental na consolidação e expansão do mercado internacional do algodão baiano. A iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) é parte do programa Cotton Brazil, que congrega, além da entidade dos cotonicultores, a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e tem como objetivo aumentar a participação do algodão brasileiro no mercado internacional.

Na Bahia, a Abapa colabora com a iniciativa da Abrapa e reforça aos investidores internacionais, especialmente representantes da indústria têxtil e tradings, a confiabilidade e a qualidade do algodão produzido na região.

Essa ação estratégica promove a reputação do algodão baiano no exterior e estabelece laços comerciais sólidos e duradouros com importantes atores do mercado global. Ao receber investidores internacionais, a Abapa proporciona uma oportunidade única para que esses compradores possam conhecer de perto o processo de produção, os padrões de qualidade e os diferenciais competitivos do algodão produzido na Bahia.

A Missão Compradores também impulsiona o desenvolvimento econômico e social da região, gerando mais oportunidades de negócios, empregos e investimentos. Ao unir esforços, a Abapa e a Abrapa demonstram um compromisso conjunto com a excelência e a inovação do setor algodoeiro, o que contribui significativamente para o crescimento e a valorização do produto brasileiro no cenário mundial.

Como reflexo desta qualidade, desencadeada pelos contínuos investimentos em pesquisa e tecnologia, a Abapa promove anualmente o “Dia do Algodão”, que leva aos cotonicultores as principais cultivares e técnicas para manter as altas produtividade e rentabilidade para os produtores no campo. A primeira edição foi realizada em 2019 e tem como diferencial a super infraestrutura com auditório, área de convivência, e estações técnicas que movimentam todo o setor agrícola da Bahia e do Matopiba. Para saber mais, acesse: http://abapa.com.br/dia-do-algodao/

A Abapa mantém em seu calendário de eventos dois jantares especiais. O primeiro é o jantar da colheita, dedicado a celebrar os resultados da safra agrícola junto aos produtores e parceiros envolvidos na cadeia produtiva do algodão. O segundo é o jantar de posse, no qual os associados celebram a diretoria eleita para o próximo biênio e que irá atuar defendendo os interesses dos associados. Esses eventos proporcionam um ambiente de confraternização e são momentos importantes para fortalecer parcerias e comemorar as conquistas alcançadas ao longo do ano.

Em 2023 a Abapa realizou a primeira edição do Jantar de Posse, destacando a reeleição de Luiz Carlos Bergamaschi à presidência por mais um biênio (2023/2024), junto com a diretoria. Bergamaschi foi reconduzido ao cargo pelo ex-presidente Júlio Cézar Busato, que o antecedeu no comando da entidade. O evento também foi marcado por momentos de confraternização, reunindo cotonicultores da Bahia e de outros estados, representantes do agronegócio, autoridades e parceiros.
Em 2019, a Abapa realizou a segunda edição do Jantar da Colheita. À frente da entidade, o então presidente Júlio Cézar Busato recebeu os convidados para celebrar o sucesso da safra de algodão na Bahia naquele ano, além de homenagear aqueles que, direta ou indiretamente, estiveram ao lado dos produtores ao longo de 2019. O evento contou com a participação de associados, das equipes e parceiros da Abapa, que juntos brindaram mais uma safra de sucesso e o crescimento do setor do algodão na Bahia.
O Jantar da Colheita 2018, promovido pela Abapa, marcou a primeira edição do evento, que veio para celebrar os resultados da safra agrícola de algodão na Bahia e reconhecer o trabalho e a dedicação dos produtores no campo. O evento proporcionou um ambiente de descontração, reunindo produtores, parceiros e membros da comunidade agrícola. O jantar também teve como objetivo fortalecer parcerias e promover o networking entre os envolvidos na cadeia produtiva do algodão.

Ao aliar uma atividade física democrática com a leveza da pluma do algodão, a Abapa promove desde 2017 a “Corrida do Algodão”, em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento é considerado atualmente um dos principais eventos esportivos do Oeste da Bahia, ao levar segurança e estrutura para os corredores profissionais e amadores, e entretenimento com música, dança e gastronomia para toda a população. Para saber mais sobre as últimas edições do evento, acesse: http://abapa.com.br/corrida-do-algodao/

A Abapa realiza a Cotton Bike em Barreiras desde 2018 promovendo momentos de integração, esporte, cultura e entretenimento, além de promover a importância da produção do algodão no Oeste da Bahia. A radicalidade da pista e estrutura do evento, ranqueado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), atrai ciclistas profissionais e amadores da Bahia e de outros estados. Já o público que vai acompanhar as provas tem à sua disposição área de alimentação, playground com brinquedos e atividades lúdicas para as crianças, slackline e orientações para a saúde e vida saudável, além de música com DJ e banda para encerrar o evento. Para saber mais sobre a prova, acesse: http://abapa.com.br/cottonbike/

Criado como uma forma de aproximar profissionais jornalistas e acadêmicos da cobertura especializada do setor do agronegócio, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou em 2019 o “Prêmio Abapa de Jornalismo”. A iniciativa também tem o objetivo de atrair o interesse das mídias local, regional e nacional na produção de conteúdos aprofundados, abrangentes e atraentes à toda a sociedade sobre a produção e a cadeia produtiva de algodão da Bahia, que vem gerando, de forma sustentável, emprego e renda para todo o Estado. Para saber mais sobre a premiação, acesse o site: http://abapa.com.br/premio-abapa-de-jornalismo/

Ao entender a Educação como a principal força para mobilização e disseminação de conhecimento, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) inovou ao lançar o Programa Educacional Conhecendo o Agro, em maio de 2019. O projeto vem sendo realizado com a perspectiva de aproximar os professores e estudantes da rede pública e privada de ensino do conhecimento teórico e prático desenvolvido pelo setor agrícola do Oeste da Bahia. Para mais informações, acessse: http://abapa.com.br/conhecendo-o-agro/

A Abapa desempenha papel fundamental no apoio e promoção de eventos ligados ao desenvolvimento da pesquisa e tecnologia na cotonicultura e no setor agrícola. Ao apoiar e participar desses eventos, atesta seu compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a inovação na produção de algodão, além de fortalecer o papel da Bahia como um relevante polo agrícola no país.

A entidade também atua localmente para fortalecer a campanha “Sou de Algodão” da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), ampliando assim o alcance e impacto da iniciativa, e reforça o seu compromisso com a produção sustentável e responsável do algodão na participação de eventos como a Bahia Farm Show — maior feira agrícola do norte e nordeste do Brasil —, Passarela da Soja, Super Dia Agrosul, Agro Rosário, e-Agro e em eventos importantes da cotonicultura nacional, como o Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), o Anea Cotton Dinner, entre outros.

Essa participação ativa coopera para promover a troca de conhecimento, estimular o progresso tecnológico e inspirar a próxima geração de produtores e pesquisadores no campo do agronegócio. Nessas ocasiões, a entidade participa ativamente das discussões e debates sobre os desafios e oportunidades no setor do algodão e contribui com sua expertise e liderança para o avanço da cotonicultura no Brasil.

Compartilhar:
;