Marketing e Institucional

A Abapa está comprometida com a promoção do algodão brasileiro, sempre evidenciando seus grandes diferenciais competitivos, como a qualidade e a sustentabilidade do seu modelo de produção, nos mais diferentes mercados.

Esse esforço não se esgota no produto em si. Como parte da sociedade, a Abapa precisa se comunicar corretamente e tornar conhecidos os muitos benefícios que a atividade compartilha, neste agronegócio que mobiliza milhares de pessoas no estado e na Bahia e no Brasil.

Para divulgar estrategicamente a sua atuação, ajudar a fortalecer a imagem do algodão brasileiro, dentro e fora do país, e estreitar laços com estes públicos, a Abapa mantém um departamento de Marketing e Comunicação Institucional, que é responsável por cuidar da imagem da associação e do produto baiano, colocando-os em evidência sempre de forma clara e verdadeira.

Para isso, além de canais de comunicação, como o site e as redes sociais, a Abapa investe em campanhas publicitárias claras, criativas e de utilidade pública, além de manter um calendário com eventos, técnicos e sociais, que já se tornaram tradição para cada um dos participantes. Muitos deles, vão além da atividade produtiva, promovendo saúde, educação, acesso à informação, dentre muitos outros temas. Veja a seguir alguns exemplos de atuação em Marketing e Comunicação Institucional da Abapa.

Ao recepcionar investidores internacionais, a “Missão Compradores” reforça aos representantes da indústria têxtil e tradings internacionais a confiabilidade e a qualidade do algodão, fortalecendo o mercado do algodão baiano no exterior. A ação é realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Como reflexo desta qualidade, desencadeada pelos contínuos investimentos em pesquisa e tecnologia, a Abapa promove anualmente o “Dia do Algodão”, que leva aos cotonicultores as principais cultivares e técnicas para manter as altas produtividade e rentabilidade para os produtores no campo. A primeira edição foi realizada em 2019 e tem como diferencial a super infraestrutura com auditório, área de convivência, e estações técnicas que movimentam todo o setor agrícola da Bahia e do Matopiba. Para saber mais, acesse: http://abapa.com.br/dia-do-algodao/

O “Jantar da Colheita” é organizado desde 2018 para celebrar os resultados da safra agrícola entre os agricultores e parceiros envolvidos na cadeia produtiva do algodão. Em 2020, o Jantar vai comemorar também os 20 anos de atuação da Abapa no desenvolvimento de ações em prol da cotonicultura baiana. Para saber mais, acesse: http://abapa.com.br/jantar-da-colheita/

Ao aliar uma atividade física democrática com a leveza da pluma do algodão, a Abapa promove desde 2017 a “Corrida do Algodão”, em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento é considerado atualmente um dos principais eventos esportivos do Oeste da Bahia, ao levar segurança e estrutura para os corredores profissionais e amadores, e entretenimento com música, dança e gastronomia para toda a população. Para saber mais sobre as últimas edições do evento, acesse: http://abapa.com.br/corrida-do-algodao/

A Abapa realiza a Cotton Bike em Barreiras desde 2018 promovendo momentos de integração, esporte, cultura e entretenimento, além de promover a importância da produção do algodão no Oeste da Bahia. A radicalidade da pista e estrutura do evento, ranqueado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), atrai ciclistas profissionais e amadores da Bahia e de outros estados. Já o público que vai acompanhar as provas tem à sua disposição área de alimentação, playground com brinquedos e atividades lúdicas para as crianças, slackline e orientações para a saúde e vida saudável, além de música com DJ e banda para encerrar o evento. Para saber mais sobre a prova, acesse: http://abapa.com.br/cottonbike/

Criado como uma forma de aproximar profissionais jornalistas e acadêmicos da cobertura especializada do setor do agronegócio, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou em 2019 o “Prêmio Abapa de Jornalismo”. A iniciativa também tem o objetivo de atrair o interesse das mídias local, regional e nacional na produção de conteúdos aprofundados, abrangentes e atraentes à toda a sociedade sobre a produção e a cadeia produtiva de algodão da Bahia, que vem gerando, de forma sustentável, emprego e renda para todo o Estado. Para saber mais sobre a premiação, acesse o site: http://abapa.com.br/premio-abapa-de-jornalismo/

Ao entender a Educação como a principal força para mobilização e disseminação de conhecimento, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) inovou ao lançar o Programa Educacional Conhecendo o Agro, em maio de 2019. O projeto vem sendo realizado com a perspectiva de aproximar os professores e estudantes da rede pública e privada de ensino do conhecimento teórico e prático desenvolvido pelo setor agrícola do Oeste da Bahia. Para mais informações, acessse: http://abapa.com.br/conhecendo-o-agro/

Como umas das mais importantes entidades dos produtores da Bahia, a Abapa está presente e apoia eventos ligados ao desenvolvimento da pesquisa e tecnologia ligados ao desenvolvimento da cotonicultura e do setor agrícola, além de potencializar localmente a campanha “Sou de Algodão” da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).  Durante a maior feira agrícola do Norte e Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show, a Abapa reforçou para as cerca de 60 mil pessoas que passaram pelo espaço a importância da produção do algodão sustentável e responsável. A entidade participa de eventos como Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), Fórum de Inovação e Sustentabilidade para a Competitividade (Fisc), Anea Cotton Dinner, dentre outros.

Compartilhar:
;