Algodão da Bahia pode receber investimentos da China

Publicado em: 10 de janeiro de 2012

Entre os ótimos resultados da missão à China realizada pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o superintendente de Atração de Investimentos da Seagri, Jairo Vaz, que acompanharam o governador Jaques Wagner em mais uma viagem de trabalho, destaca-se a possibilidade de investimentos chineses em um pólo têxtil na Bahia, segundo maior produtor nacional de algodão. Em Shandong, província-irmã da Bahia, Salles, Vaz e o superintendente da SICM, Paulo Guimarães, mantiveram contato com uma das maiores indústrias têxteis da China, e seus diretores demonstram interesse em investir na Bahia. “As conversas foram muito proveitosas, e convidamos os diretores da indústria para vir à Bahia, o que deverá acontecer até maio de 2012”, disse o secretário, lembrando que Shandong produz cerca de 700 mil toneladas/ano de algodão, quase a mesma produção da Bahia, e é especializada na produção têxtil. De acordo com o secretário, o governo baiano deseja estabelecer parceria entre os chineses e os produtores de algodão das regiões oeste e sudoeste da Bahia.

Depois de participar de diversas reuniões técnicas com empresários e diretores de empresas de Shandong, cujos gestores deverão visitar a Bahia para verificar in loco as possibilidades de investimentos, os representantes do governo baiano assinaram com o governo da província um protocolo de cooperação técnica.

Além das excelentes decisões fechadas em importantes reuniões realizadas na província de Chongqing, que se tornou agora cidade-irmã da Bahia, e na província de Shandong, irmanada à Bahia há mais de dez anos, o secretário Eduardo Salles e o superintendente Jairo Vaz, fizeram diversas visitas a empresas ligadas ao segmento agropecuário e estão confiantes nos resultados dos contatos nos segmentos de aqüicultura e pesca, máquinas e equipamentos agrícolas, vinícolas, bem como com representantes comerciais e distribuidores de produtos brasileiros no continente asiático.

Compartilhar:
;