Alta nos preços do algodão está motivando produtores em SP

Publicado em: 2 de junho de 2011

O branco se destaca na paisagem do sudoeste de São Paulo. É a safra de algodão, que já está sendo colhida.

Mais da metade da produção de 12 mil hectares plantados foi vendida antecipadamente, mesmo assim, os produtores estão preocupados com a queda no preço da pluma nas últimas semanas.

A arroba no mês passado chegou a ser vendida por quase R$ 130 e hoje está em torno de R$ 76. Apesar da queda, comparando com o ano passado o preço está excelente ainda.

Além do preço bom, o aumento na produtividade também ajuda. Nesta safra, os produtores estão conseguindo colher em média 320 arrobas em caroços por hectare, em 2010 eram 270.

E não é só no campo que o ritmo de trabalho segue acelerado neste período. Depois de colhido, o algodão é trazido para a cooperativa, onde é feito o beneficiamento da pluma. Este ano, para dar conta da produção que é bem maior em relação à safra anterior, foram contratados 180 funcionários a mais.

A produção paulista de algodão deve crescer cerca de 300% em relação à safra passada, pulando de 6 mil para 26 mil toneladas. Há cinco anos a indústria não operava com a capacidade máxima. O ano passado foram produzidos 25 mil fardos de algodão em plumas. Este ano, a expectativa é produzir 100 mil.

Fonte: Abrapa

Compartilhar:
;