Associado da Abapa destaca para policiais em treinamento a importância da agricultura para o desenvolvimento socioeconômico do oeste da Bahia

Publicado em: 22 de junho de 2018

Na manhã desta quarta-feira (20), o produtor rural baiano, Lauri Kappes, compartilhou a sua história de superação e reforçou a importância da agricultura para o desenvolvimento econômico e social do oeste da Bahia para um grupo de policiais militares que estão participando do curso de formação da corporação. Pai do diretor da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, Lauri contou durante o encontro realizado no Centro de Treinamentos da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães, a sua chegada à Bahia, em 1988, vindo do sul buscando novas oportunidades e uma vida melhor para a família.

Kappes destacou que é grato pelo acolhimento pelas pessoas da região e dos colaboradores que estiveram ao seu lado. “Estou honrado por passar um pouco da minha história e o quanto contribuímos para o progresso da nossa cidade. Fizemos parte da construção do Mimoso do Oeste e colaboramos para fazer de Luís Eduardo Magalhães o que é hoje”, destacou o associado da Abapa, que também criou a primeira construtora da cidade, sendo o responsável pela edificação de casas, galpões, igrejas, cemitério e até da subprefeitura da cidade.

O encontro, que integrou a disciplina “História da PM”, leva aos futuros policiais a história do oeste baiano por meio de depoimentos dos pioneiros. Coronel da Reserva e professor do curso, Paulo Salomão, acredita que vivenciar esta realidade é fundamental para entender a importância da dedicação destes agricultores que ajudaram a alavancar a região como um dos principais pólos agrícolas do Brasil. “Como a maioria dos soldados são de outros municípios, é importante que eles conheçam a luta de quem vive na região, que não surgiu do nada. Os policiais que vão atuar na cidade devem valorizar e entender a formação histórico-cultural do oeste da Bahia”, reforça, ao agradecer o apoio dos produtores, por meio da Abapa e da Aiba, às atividades prestadas pela Polícia Militar na região.

O presidente da Abapa, Júlio Busato, ressalta a importância dos associados da entidade fazerem parte desta história de desenvolvimento da região por meio de uma função tão nobre como a agricultura. “Somos parceiros da Polícia Militar e é uma honra que nossos associados pioneiros possam mostrar como o fruto do nosso trabalho ajudou no crescimento desta terra, assim como tenho certeza, que os policiais que aqui estarão, vão contribuir com a importante de missão de zelar pela segurança e paz de quem mora e trabalha por aqui”, acredita Busato, que junto com Lauri Kappes e os demais cotonicultores da região trouxeram para a Bahia o título de segundo maior produtor de algodão sustentável do Brasil.

Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar:
;