Caravana Embrapa encerra primeira etapa na Bahia

Publicado em: 28 de março de 2014

Luís Eduardo Magalhães (BA) é o palco do final da primeira fase da Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias. Nesta sexta-feira (28), a equipe multidisciplinar de pesquisadores faz palestras para técnicos multiplicadores da região Oeste da Bahia. E no sábado (29), a equipe estará na Passarela da Soja e do Milho, com palestras abertas ao público do evento.

Como nas demais viagens aos principais polos brasileiros de produção agrícola– foram percorridos 16 estados e o Distrito Federal -, a Caravana Embrapa está compartilhando informações sobre as estratégias para a manutenção do equilíbrio dos agroecossistemas, com ênfase ao Manejo Integrado de Pragas (MIP) como ferramenta chave nesse processo. O MIP integra diversas táticas de controle, visando manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras.

Para o encerramento da primeira etapa, uma equipe ampliada de pesquisadores e técnicos da Embrapa estará presente e fará as palestras: Sérgio Abud (coordenador da Caravana na Bahia) e Silvana de Paula-Moraes (Embrapa Cerrados – Planaltina, DF); Fernando Valicenti e Ivan Cruz (Embrapa Milho e Sorgo – Sete Lagoas, MG); Adeney Bueno, Daniel Sosa-Gomez, Edson Hirose e Samuel Roggia (Embrapa Soja – Londrina, PR); Rose Monnerat (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – Brasília, DF); José Ednilson Miranda (Embrapa Algodão – Campina Grande, PB); além do consultor convidado pela Embrapa, Paulo Bettini.

Na manhã do dia 28, os pesquisadores da Caravana Embrapa e técnicos multiplicadores vão conhecer as experiências de quatro produtores do Oeste baiano que estão realizando o MIP. Elas serão apresentadas na Fazenda São Francisco, também em Luís Eduardo Magalhães.

O encontro de sexta-feira será realizado às 14h no auditório da Fundação Bahia. São aguardados 130 técnicos multiplicadores da região, que foi a primeira a relatar o ataque de Helicoverpa armigera nas lavouras de soja e algodão. Eles vão acompanhar palestras sobre ameaças fitossanitárias; componentes de pesquisa da Embrapa sobre Helicoverpa armigera e MIP para lepidópteros-pragas com foco em H. armigera; Manejo de Resistência de Insetos (MRI) à tecnologia Bt; considerações sobre o MRI no Brasil; considerações sobre a toxicidade de proteínas Bt; controle biológico e o uso de proteínas Bt e vírus para o controle de lagartas; controle biológico e a preservação de insetos benéficos e o uso de Trichogramma spp. para o controle de lagartas; além de resultados de pesquisa.

Após as palestras haverá um debate. Em seguida, os pesquisadores da Caravana, representantes de entidades de produtores e técnicos multiplicadores vão discutir os encaminhamentos sobre o Programa de Manejo Fitossanitário da Bahia juntamente com o grupo técnico do programa.

Já no sábado, a Passarela da Soja e do Milho, evento que este ano será realizado no Campo Experimental da Fundação Bahia, também contará com apresentações da Caravana Embrapa. Serão quatro palestras abertas ao público no Auditório do Bahia Farm Show: Ameaças fitossanitárias e manejo integrado de pragas com foco na paisagem agrícola do oeste baiano; Manejo de resistência de insetos a proteínas Bt e uso de vírus e bactérias para o controle de lagartas; Controle biológico: preservação de insetos benéficos e uso de Trichogramma spp. para o controle de lagartas; e Tecnologias de aplicação de produtos químicos e biológicos. O evento contará ainda com a participação do diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto.

Caravana

Composta por 33 pesquisadores e técnicos divididos por equipes, a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias começou suas atividades em dezembro de 2013 com eventos em Goiás, no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, reunindo mais de 1,3 mil extensionistas e técnicos rurais. Durante quatro meses, os especialistas percorreram todas as demais regiões produtoras do País, levando informações emergenciais sobre o manejo da Helicoverpa armigera e outras pragas. As equipes também visitaram Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Sergipe, Alagoas, São Paulo, Amapá, Pará e Minas Gerais.

Segundo o assessor da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Paulo Roberto Galerani, mais do que orientações e técnicas necessárias para a solução de problemas causados pela Helicoverpa armigera, a Caravana busca levar a mudança no campo, reforçando para os produtores a importância da adoção do manejo integrado, com foco no agroecossistema como um todo. “Assim teremos um cenário mais favorável já na próxima safra. É importante que os produtores saibam que o resultado não será imediato, mas dependerá de uma mudança de atitude para que eles possam controlar a infestação da praga em sua lavoura”, explica.

A Caravana é uma iniciativa da Embrapa e conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Na Bahia, os eventos serão realizados em parceria com a Fundação Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Agência Estadual de defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o grupo técnico do Programa Fitossanitário da Bahia.

O roteiro completo pode ser acompanhado no Site da Caravana (http://www.embrapa.br/caravana). No site também é possível baixar os materiais informativos.

Serviço

Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias – Bahia

Luís Eduardo Magalhães – 28 e 29 de março

Dia 28 de março – Evento destinado a extensionistas e técnicos rurais
Manhã: Visita à Fazenda São Francisco
14h: Apresentação de palestras e Encaminhamentos sobre o Programa de Manejo Fitossanitário da Bahia
Local: Auditório da Fundação Bahia – Rodovia BR-020/242, km 50,7 Zona Rural

Dia 29 de março – Caravana Embrapa na Passarela da Soja e do Milho – aberta ao público
10h às 12h: Palestras e encerramento da primeira etapa da Caravana Embrapa
Local: Auditório do Bahia Farm Show

As inscrições serão realizadas nos dias e locais dos eventos.

Texto: Breno Lobato – jornalista (MTb 9417-MG) Embrapa Cerrados Contato: (61) 3388-9945; cerrados.imprensa@embrapa.br

Compartilhar:
;