Em resultado parcial, Bahia Farm Show 2018 reforça título de ‘feira do bilhão’

Publicado em: 9 de junho de 2018

Mesmo antes de contabilizar os negócios fechados, a organização da Bahia Farm Show 2018 divulgou, em um balanço parcial, nesta sexta-feira (8), durante uma coletiva de imprensa, que o evento mantém o título de ‘feira do bilhão´. Embora o anuncio tenha acontecido na véspera do encerramento da feira, os dados consolidados serão divulgados na próxima semana, mas o balanço parcial já enche de otimismo aqueles que estão à frente da maior feira agrícola do Norte e Nordeste brasileiro. Eles reforçaram ainda que, nem mesmo a paralisação dos caminhoneiros, que fez com que o evento fosse adiado por uma semana, tirou a credibilidade conquistada pela Bahia Farm Show junto a expositores e parceiros.

“O impacto da greve nos deixou apreensivos inicialmente, mas serviu para unir ainda mais as pessoas que fazem o evento. Saímos fortalecidos porque houve uma aproximação entre a comissão organizadora e os expositores”, destacou o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigante da Bahia (Aiba), Luiz Pradella. Segundo ele, o aumento de expositores foi de 20% em relação a edição 2017, com destaque para a diversificação de produtos e serviços dentre as 900 marcas oferecidas pelos 200 expositores presentes. A internacionalização da feira, iniciada ano passado continua em ascensão, com a presença de países como Uruguai, Estados Unidos e Alemanha.

A maior safra de soja já colhida da região oeste e a segunda maior de algodão, segundo o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, foram responsáveis diretas pelas boas vendas durante a feira. “Mais de 85% do algodão desta safra já estão comercializados e 20% do da safra de 2019 também já estão vendidos, os preços estão bons e é claro que isso anima os agricultores a investirem em maquinário, a Bahia Farm é o lugar certo e seguro para que esses negócios sejam fechados”, disse.

Para o presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, a feira já é vitoriosa por alcançar resultados tão positivos em um momento de crise nacional. “Nós estamos lutando e dando resultados, em 2019 a Bahia Farm chegará aos seus 15 anos com uma maturidade formidável. Essa conquista é de todos que fazem a feira acontecer, todos os parceiros”.

O número de empregos gerados e o aquecimento que feira proporciona para a economia regional foram citados pelo prefeito da cidade sede do evento, Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira. “Nossa cidade respira a Bahia Farm Show, os hotéis e restaurantes ficam lotados, há uma movimentação muito importante com ganhos enormes. Mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, foram gerados antes, durante e depois da feira”.

Segundo os organizadores, em relação ao público presente, há indicativos de que fique abaixo do ano passado. “Com o adiamento do evento, perdemos um feriado, que sempre se reflete em muitas visitantes. Mesmo assim, estamos com bons números, somente na abertura houve um aumento de 20% em comparação a 2017”, destacou a coordenadora geral da feira, Rosi Cerrato. Como forma de oportunizar acesso democrático ao evento, no sábado (9), a partir das 13h os portões serão abertos ao púbico, sem cobrança de ingresso.

A Bahia Farm Show 2019 já tem data confirmada. Será realizada de 28 de maio a 01 de junho.

Araticum

Compartilhar:
;