Jovem Aprendiz Rural do Rosário inicia trabalhos em 2022

Publicado em: 8 de fevereiro de 2022

O Programa Jovem Aprendiz Rural, uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) com o Sistema Faeb/Senar e Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), com o apoio de prefeitos e vereadores dos municípios de Correntina, na Bahia, Posse e Guarani, em Goiás, entrou hoje em seu segundo ano, com o início das aulas para 70 estudantes da região do Rosário, distrito de Correntina, no Oeste da Bahia.

Nesta terça-feira (8), o grupo, dividido em duas turmas – matutino e vespertino – participou da aula inaugural, realizada no Centro de Treinamento da Abapa, no Rosário. A entidade dos cotonicultores foi representada pelo membro de sua diretoria, Douglas Orth, que falou para as turmas. O presidente do SBRB, David Schmidt participou da solenidade inaugural por videoconferência, e o evento contou com a presença de coordenadores e técnicos das entidades parceiras, além de produtores rurais da região.

O programa Jovem Aprendiz Rural do Rosário foi a resposta da Abapa e dos parceiros a uma demanda antiga dos produtores do Rosário, que buscavam uma solução para que os produtores rurais cumprissem a Lei de Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de jovens aprendizes, equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15%, do seu quadro de funcionários. Também era preciso de profissionais qualificados na região.

O curso é composto de 800 horas-aula, sendo 400 horas práticas e 400 teóricas, estas últimas, cumpridas em três fazendas estrategicamente localizadas na microrregião: Xanxerê, Serrana/Cia Seeds e Morinaga. Ao todo, 19 empresas agrícolas de produtores se engajaram ao projeto. O Senar é o formador técnico profissional, o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) é o gestor, e a Abapa, a entidade parceira.

Compartilhar:
;