Maggi critica falta de estrutura portuária para exportação de algodão

Publicado em: 3 de junho de 2011

O senador do PR de Mato Grosso e dono do Grupo André Maggi, Blairo Maggi, criticou a falta de estrutura portuária para a exportação de algodão no país. Porém, o parlamentar deixou claro que os problemas logísticos empacam este crescimento e tiram oportunidades de quem pensa em exportar o produto para outros países.

Segundo o senador, a safra brasileira de algodão 2011/2012 deve ter uma produção de cerca de 2 milhões de toneladas, das quais 851 mil toneladas serão exportadas, com aumento de 157% em relação ao total vendido ao exterior em 2004. Segundo ele, até 1996, o País não exportava nem uma tonelada de algodão.

“O Brasil hoje consegue vender algodão para o mercado de 2011, 2012, 2013 e 2014, até cinco anos para frente. Antes de plantar, já conseguimos colocar o nosso algodão em qualquer parte do mundo. Mas os nossos portos, as nossas rodovias e ferrovias não permitem que façamos uma exportação ao longo dos doze meses. Não temos portos preparados para estocagem de longo prazo, para fazer o estofamento dos contêineres e mandar durante os doze meses.”

Fonte: Abrapa

Compartilhar:
;