Ministra Tereza Cristina participa do evento Cotton Brazil Outlook em Bangladesh

Publicado em: 18 de fevereiro de 2021

Aconteceu no dia 04 de fevereiro, mais uma etapa do 1º Cotton Brazil Outlook, evento global promovido pela iniciativa Cotton Brazil, da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Desta vez, players do algodão brasileiro se reuniram virtualmente com empresários e autoridades da indústria têxtil de Bangladesh. A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também participou do evento.

Desde dezembro de 2020, já foram realizados encontros virtuais com empresários da China, Índia, Vietnã, Coreia do Sul e Turquia, estando ainda previstos Paquistão, Indonésia e Tailândia. Os eventos reúnem autoridades e especialistas do segmento nacional com empresários do ramo têxtil locais, que recebem informações valiosas sobre a pluma brasileira, suas características e dados sobre a última safra.

Ministra reforça a necessidade de cooperação entre países

Relembrando a trajetória de evolução do setor algodoeiro nos últimos 20 anos, Tereza Cristina afirmou que na era pós Covid, a meta será aumentar ainda mais a participação internacional do Brasil, já que hoje, o país responde por 20% das exportações mundiais.

“Desde 2015, nossas exportações têm crescido cerca de 18% ao ano. A perspectiva é seguir com volume produtivo suficiente para honrar com segurança nossos contratos vigentes e conquistar novas oportunidades no exterior. Focaremos ainda na melhoria divulgação dos nossos padrões de sustentabilidade na produção, dado que o Brasil é líder mundial na certificação socioambiental do algodão, com mais de 80% de produção certificada nas últimas safras”, disse.

Ainda de acordo com a ministra, a Ásia tem atenção especial do setor por ser um importante cliente do algodão brasileiro. “Continuaremos buscando parceiros de forma sinérgica para aumentar a produtividade do setor entre Brasil e Bangladesh. Nós ainda temos muito a colaborar”.

Algodão colabora para a relação amigável entre países

Já para o embaixador do Brasil em Dhaka, João Tabajara, esta é uma oportunidade única para dois mercados igualmente fundamentais para seus respectivos países. “Desde a reabertura desta embaixada em 2010, esta é a mais importante iniciativa na promoção comercial entre Brasil e Bangladesh”.

Quem também esteve presente foi o conselheiro Mohammad Abdullah Al Mamun, represnetando a Embaixada de Bangladesh no Brasil, que disse estar feliz pelas duas associações estarem pensando mutuamente nas forças de cada uma. “Bangladesh é um dos maiores importadores e algodão no mundo, somando cerca de 5,4 bilhões de dólares importados no último ano. E o Brasil é o principal fornecedor, com negócios que aumentaram muito nos últimos 6 ou 7 anos”.

Muhammed Ayub, ex-presidente e porta-voz da Bangladesh Cotton Association (BCA), parceira do evento, também fez uma apresentação sobre o cenário atual do mercado e da competitividade com outros países, como a China, ressaltando a importância da relação diplomática. “Acreditamos que é possível estreitar ainda mais a parceria entre Brasil e Bangladesh não apenas no setor do algodão, mas sim, como países amigos”.

O webinar contou também com as apresentações de Júlio Cézar Busato, Presidente da Abrapa; Edson Mizoguchi, Gestor de Qualidade da Abrapa; Carlos Moresco, produtor de algodão brasileiro; Henrique Snitcovski, Presidente da Anea; e Marcelo Duarte, Diretor de relações internacionais da Abrapa.

Ao final, participantes puderam fazer perguntas, que foram respondidas pelos players do mercado brasileiro. Na oportunidade, o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, esclareceu a importância do ABR para a sustentabilidade da produção algodoeira no Brasil. “O produtor brasileiro, pelo Código Florestal inserido dentro do ABR, preserva 35% de área em sua fazenda para matas e rios no Cerrado. Se a fazenda for na Amazônia, esta área sobe para 80%”, afirma.

O evento Cotton Brazil Outlook – Bangladesh foi realizado pela Abrapa em parceria com Anea e Apex-Brasil, com apoio da Embaixada do Brasil em Dhaka e da Bangladesh Cotton Association.

Sobre Cotton Brazil

Cotton Brazil é uma iniciativa que nasce no final de 2020 para promover o algodão brasileiro no mercado global, depois de 20 anos de constante inovação, pesquisa e investimentos em aprimoramentos do setor.

Capitaneada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), em parceria com Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Cotton Brazil pretende levar o Brasil à liderança global nas exportações de algodão através de ações como marketing digital com site em nove idiomas e redes sociais; marketing de relacionamento; eventos técnicos e promocionais; inteligência de mercado; missões com compradores e vendedores; pesquisas de mercado e parcerias estratégias com entidades e organizações nos compradores. Para coordenar de forma mais efetivas estas ações e fomentar um estreitamento nas relações com os clientes Asiáticos, a Abrapa conta com um escritório em Singapura.

Para saber mais, acesse: www.cottonbrazil.com

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