Pirapora voltará a produzir algodão: O município possui terra fértil, própria para essa atividade de agricultura familiar

Publicado em: 1 de dezembro de 2010

A prefeitura de Pirapora, através da secretaria de Planejamento e Agricultura, junto a Associação Mineira dos produtores de Algodão implantaram em Pirapora, no dia 25/11 uma Unidade Técnica Demonstrativa – UTD, com o objetivo de divulgar para os produtores rurais da região, a tecnologia da plantação de algodão, no projeto piloto de irrigação da família japonesa ABE.

Segundo o secretário de Planejamento, Dalton Soares de Figueiredo, Pirapora possui uma terra fértil, própria para essa atividade de agricultura familiar e ao mesmo tempo objetiva capacitar tecnicamente o agricultor interessado na tecnologia de produção de cotonicultura.

– Por ser uma região privilegiada é perfeitamente viável, a união da assistência técnica da AMIPA, o incentivo do governo do Estado e o mercado consumidor local evita custo, como transporte, e tudo isso é favorável para tornar essa atividade bastante rentável.

Para o especialista da AMIPA, José Lusimar, com a implantação da UTD, que utiliza o algodão como rotação de culturas em Pirapora.

– O município é pólo e tem consumidor direto, uma vez que aqui funciona uma companhia têxtil, haverá maior incentivo e motivação para os outros engenheiros de produção, ressalta. Ele informou ainda que o plantio está previsto para ser realizado no dia 1º de dezembro.

No município, alguns engenheiros já receberam a capacitação, como Airton Valadares que veio a Pirapora para dar suporte técnico aos interessados na produção do algodão.

Fonte: Abrapa

Compartilhar:
;