Por que o algodão virou o queridinho dos fashionistas (e do verão)

Publicado em: 4 de fevereiro de 2021

Conforto nos dias mais quentes, versatilidade de cores e formas e maior durabilidade são alguns dos motivos para o sucesso da fibra, que também é mais sustentável

Algodão: para os dias mais quentes, a fibra é a melhor pedida.  (GraphicaArtis/Getty Images)

Conhecida como a fibra dos trópicos por combinar com os dias mais quentes, o algodão, principalmente o sustentável, está ganhando cada vez mais espaço entre os fashionistas e virando o queridinho do verão 2021.

Antes mesmo da estação mais quente do ano começar, as altas temperaturas já indicavam que o sol deve continuar brilhando forte nos próximos meses. Nesse contexto, vestir tecidos inadequados pode ser tornar um grande transtorno.

O Movimento Sou de Algodão, criado em 2016 com o propósito de despertar a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, e a marca de roupas Farm, especializada em estampas de veraneio, querem mostrar os benefícios da fibra natural para quem busca conforto durante o verão.

Moda: estampas com cores neutras é uma das maiores apostas para o verão. (Farm/Reprodução)

Um dos maiores benefícios de usar roupas feitas de algodão nos dias mais quentes é que a matéria-prima é uma fibra natural que evita alergias e que é também permeável, garantindo mais conforto nas altas temperaturas. “Os tecidos feitos a partir desse material, permitem a livre troca de ar e evaporação da transpiração, secam rápido e mantêm o equilíbrio da temperatura da pele. Ao contrário de tecidos feitos com outras fibras que podem abafar e, com isso, proliferar bactérias que causam o mau odor”, comenta Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.

Outra vantagem do algodão é a versatilidade: o tecido é usado há milhares de anos em itens que vão desde as peças de roupa que você já conhece até tapetes, estofados e cobertores. A maior durabilidade da fibra faz também com que o tecido seja uma escolha mais sustentável do que materiais sintéticos, que oneram mais o meio-ambiente para serem produzidos e são mais difíceis de serem reciclados.

Moda: as calças de algodão são adequadas para as noites de verão. (/)

Toda peça 100% algodão, se devidamente destinada para reciclagem, pode voltar como matéria-prima para a fabricação de novas. “A fibra é essencial para a moda nos mais diversos segmentos e usos, da roupinha do bebê ao tapete da sala. O algodão está presente no nosso dia a dia, muito mais do que podemos imaginar”, afirma Busato.

Atualmente, 36% de toda a produção de algodão sustentável do mundo vem do Algodão Brasileiro Responsável (ABR). O Brasil é também um dos cinco maiores produtores da fibra no planeta, ao lado da China, Índia, EUA e Paquistão.

Exame.com
Por Matheus Doliveira

 

Compartilhar:
;