Prefeitura de Barreiras e produtores se unem e constroem ponte na localidade de Nova Esperança

Publicado em: 19 de maio de 2020

Em praticamente dois meses de obras a ponte foi finalizada e passa a beneficiar pequenos, médios e grandes produtores da região do Rio de Pedras

Uma reunião, na sede da Prefeitura de Barreiras, em 04 de março, entre o prefeito Zito Barbosa, o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi e agricultores que têm áreas na região do Rio de Pedras, próximas à localidade de Nova Esperança, resultou em uma parceria que viabilizou a construção de uma ponte naquela localidade. A obra, orçada em R$600 mil tem o aporte de 50% do Poder Público Municipal e os outros 50% de recursos do Programa de Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) e de agricultores lá instalados.

Na sexta-feira (15), praticamente dois meses após o encontro que firmou a parceria, o prefeito e o vice-presidente da Aiba visitaram a conclusão da obra, há cerca de 80 km da sede do Município. A antiga ponte de madeira, que já não suportava mais o tráfego em sua estrutura deu lugar a uma nova, com 32 metros de extensão e base reforçada. “A antiga ponte que foi erguida há 38 anos estava comprometida e apresentada até risco para os usuários. Esta parceria é de suma importância para o desenvolvimento do agronegócio regional, são mais 22 mil hectares produtivos aqui com feijão, soja, algodão, milho, sorgo, além de criação de 8 mil cabeças de gado em regime de confinamento”, explica Ranzi.

Além dessas áreas maiores de agricultura e pecuária, compõem aquela região, pequenas áreas produtivas, onde cerca de 45 famílias tiram do solo hortaliças, mandioca (com a produção de farinha) e criam peixes. A ponte é o principal acesso para que estes agricultores escoem a produção e comercializem junto às feiras livres e mercados de Barreiras. Já os médios e grandes agricultores também dependem da ponte para retirar a produção das fazendas e enviar para o seu destino final, via transporte terrestre.

“Não é a primeira parceria que firmamos com as entidades que representam o agronegócio regional. Quando fomos procurados, imediatamente entendemos a necessidade de construir uma nova ponte como forma de assegurar segurança e trafegabilidade aos agricultores, moradores e demais usuários. As obras começaram imediatamente e agora, a nova ponte já é uma realidade. A construção integra as ações do Programa Vale Produtivo que prevê apoiar comunidades rurais com melhorias e infraestrutura, melhoramento do solo, doação e calcário, horas máquina e apoio de equipes especializadas”, esclarece o prefeito Zito Barbosa.

Estrada de acesso – Para chegar até a nova ponte é necessário percorrer 65 km, saindo de Barreiras, pela BR 020, depois disso um trecho de 12 km de estrada de chão leva até ao local. Este percurso também passou por completa reforma com o apoio do Programa Patrulha Mecanizada, mantido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) que cedeu uma retroescavadeira, dois carros-pipas, uma pá carregadeira e três caçambas para executar o trabalho. Esse maquinário ainda foi responsável por ajustar as cabeceiras da ponte, com aterramento, nivelamento e compactação. Foram três dias de trabalho, sem custos tanto para os agricultores daquela região, quanto para o Município de Barreiras, em mais uma parceria pelo desenvolvimento regional.

Compartilhar:
;