Presidente pede atenção dos produtores ao Sinap

Publicado em: 12 de novembro de 2013

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Gilson Pinesso, em comunicado enviado aos presidentes das Associações estaduais ligadas a Abrapa pediu mais atenção dos produtores ao lançamento de dados no Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap). Segundo Pinesso, em caso de necessidade de acionar o governo para medidas de auxílio ao produtor, como o Pepro, os dados do Sinap serão usados como referência. “Estamos preocupados com o baixo desempenho do programa. Dos 30 ou 40% dos negócios que são realizados diretamente pelos produtores, somente 5% são registrados no SINAP, o que é muito abaixo do esperado”, afirma Pinesso. 

Pinesso lembra, ainda, que o Sinap tem uma previsão de investimento de R$ 5.500.000,00, até outubro de 2015, e que funcionários foram contratados em cada Associação Estadual com o objetivo de motivar os produtores a entrar no site da BBM e fazer o registro das negociações. “Precisamos fazer valer este investimento e usufruirmos desta ferramenta tão importante, principalmente, porque é a Abrapa quem paga pelo cadastro do negócio feito sem intermédio de corretor”, diz. 

SINAP – O Sinap é uma ferramenta desenvolvida em parceria entre a Abrapa, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e a BM&F Bovespa. O sistema permite consolidar em um banco de dados todos os negócios de algodão em pluma do mercado interno, importação e exportação. 

As negociações feitas com corretor da BBM são obrigatoriamente incluídas no sistema, já as feitas diretamente pelo produtor, devem ser cadastradas por ele, com o financiamento da Abrapa. 

Saiba mais sobre o Sinap.

Compartilhar:
;