1ª Formação Técnica do “Conhecendo o Agro”, em Angical

Publicado em: 20 de abril de 2023

Próxima formação será com os docentes das escolas municipais de Wanderley, no dia 28 de abril

No dia 15 de abril, foi realizada a primeira formação técnica de professores do Programa Educacional Conhecendo o Agro 2023. Um grupo com 51 docentes do município de Angical (BA) foi capacitado para trabalhar em sala de aula, de forma transversal e interdisciplinar, os conteúdos da iniciativa junto a alunos do ensino fundamental I e II da rede municipal, enriquecendo a didática convencional.

O agro movimenta a economia do oeste baiano. “Nosso objetivo é fazer com que alunos e professores percebam a real proporção do agronegócio local. Capacitamos os docentes para serem os mediadores do conteúdo do Programa”, afirma o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi.

Criado em 2019 pela Abapa, o Conhecendo o Agro tem como objetivo estimular a aprendizagem acerca do agronegócio local, por meio de ações didáticas para professores, alunos e toda comunidade. Inclui ainda visitas a fazendas e agroindústrias locais, além de um conteúdo exclusivo, compartilhado e aplicado segundo metodologia desenvolvida pelo Programa.

A próxima formação técnica de professores será realizada no dia 28 de abril, no município de Wanderley. As demais turmas estão sendo agendadas gradativamente. “É importante destacar que o Programa não começa apenas após o término dessas capacitações. Estamos trabalhando, desde o início do ano, nos municípios. A ideia é termos outras capacitações técnicas, ao longo de 2023, envolvendo outras temáticas”, explica Karina Limana Della Flora.

O Programa possui material didático próprio, desenvolvido pela Abapa, que é distribuído a todos os participantes. Desde que foi criado, cerca de 40 mil alunos e 1,5 mil professores já passaram pela iniciativa e tornaram-se agentes de valorização das atividades agroindustriais locais, resgatando o orgulho de pertencer àquela região.

Segundo a coordenadora, as principais metodologias de trabalho são a formação dos educadores, assistência técnica e pedagógica às instituições participantes, construção do material de apoio pedagógico, visitas técnicas supervisionadas, oficinas práticas sobre o agronegócio e sustentabilidade e os concursos culturais realizados nos municípios.

 

 

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;