A pauta é o agro

Publicado em: 25 de agosto de 2022

O dia começou cedo para os mais de 70 estudantes de Jornalismo de seis universidades baianas, que estão participando do Ciclo de Palestras e Visitas Técnicas, que compõem uma etapa obrigatória para participação dos concorrentes à categoria Jovem Talento do Prêmio Abapa de Jornalismo. Eles vieram de Salvador e Vitória da Conquista para conhecer in loco as etapas de produção do algodão no Oeste da Bahia, principal polo produtivo do estado, que é o segundo maior em volume de fibra do Brasil.

Durante a manhã, os jovens conheceram em detalhes o conceito e como funciona o programa de sustentabilidade Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que, desde 2013 opera, no país, em benchmark com a Better Cotton Initiative (BCI), com apresentação da representante da Abrapa, Silmara Ferraresi. Na mesma linha do compromisso com a sustentabilidade e a relação com a moda e o consumo, Silmara falou sobre o movimento Sou de Algodão. Os temas suscitaram várias perguntas, e os estudantes participaram ativamente da palestra.

O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, participou por vídeo ao vivo do ciclo de palestras, e apresentou a conjuntura da cotonicultura baiana e o papel institucional da Abapa no seu desenvolvimento e rumos. Já o pesquisador da Embrapa Algodão, Fabiano Perina, falou sobre o papel da pesquisa científica na cotonicultura brasileira.

À tarde, os estudantes vão visitar uma fazenda, e ver de perto a colheita do algodão, que está em fase final na região, onde mais de 94% da área já foram colhidos. Estão participando da visita, em 2022, UFBA, Unifacs, UniFTC, Unijorge e Unime.

Compartilhar:
;