Abapa apoiou o Meia Pista Barrocão

Publicado em: 5 de outubro de 2021

Iniciativa de ciclistas do Oeste da Bahia deixou trecho de 15km em Barreiras mais amigável para os amantes das bikes.

Não é de hoje que a Abapa vem estimulando o uso das bicicletas no Oeste da Bahia, com a promoção de eventos ciclísticos que marcaram história e mobilizaram milhares de pessoas na região. No dia 03 de outubro, foi a vez do Meia Pista Barrocão, uma iniciativa de grupos de ciclistas do Oeste da Bahia para transformar os 15 quilômetros que separam o Parque das Águas até o povoado do Mocambo, em Barreiras, numa área mais amigável aos amantes das “magrelas”. O pedal-teste foi apenas uma das etapas do projeto, que contemplou, também, a sinalização do percurso, com placas de trânsito que enfatizam o cuidado com o ciclista e a distância, prevista em lei, entre carros e bicicletas (1,5 metros). Também houve iniciativas de limpeza e conscientização ambiental no local, sorteios e a produção de um mapa turístico, com as opções gastronômicas da região, disponíveis ao público que madruga em cima das bikes.

Mais de mil ciclistas participaram do evento, que teve, dentre os principais apoiadores, a Prefeitura Municipal de Barreiras. Em alguns momentos, a concentração de bicicletas alcançou quatro quilômetros de extensão na via.

Um dos objetivos do movimento foi chamar a atenção dos moradores locais para os benefícios que o uso cada vez mais frequente da pista pelos ciclistas pode trazer para moradores e microempresários locais. Segundo os organizadores, muitas padarias e restaurantes locais até decidiram mudar seus horários de funcionamento para se alinhar ao fluxo dos ciclistas. O pedal-teste não foi uma competição e, sim, uma experiência que segue uma tendência mundial de reservar uma rodovia exclusivamente para ciclistas, pedestres, patinadores, dentre outros, em dias específicos.  Os organizadores do evento ficaram felizes com o resultado e adiantam que outros irão acontecer, em breve, mas não têm ainda data marcada.

“É a isso que nos referimos quando afirmamos que a Abapa vai além da produção agrícola em sua interação com a comunidade. Nós defendemos e promovemos a saúde, o convívio comunitário e a mobilidade urbana, em seus mais diversos modais, inclusive o mais ecológico e democrático de todos, que é a bicicleta”, afirmou o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

 

04.10.2021

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Compartilhar:
;