Abapa capacita nova turma no curso de Operação e Manutenção Básica de Equipamentos de Classificação de Fibras Têxteis

Publicado em: 6 de junho de 2024

Com o objetivo de formar equipes qualificadas para trabalhar com tecnologia de ponta, garantindo análises precisas e resultados confiáveis nos processos de classificação do algodão em pluma, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está realizando o curso de Operação e Manutenção Básica de Equipamentos de Classificação de Fibras Têxteis no Centro de Análise de Fibras, em Luís Eduardo Magalhães.

A iniciativa é coordenada pelo Centro de Treinamento da Abapa (CT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Este ano, já capacitou 70 profissionais que atuam diretamente no Centro de Análise de Fibras da associação. Atualmente, uma nova turma com 14 participantes está em treinamento, recebendo aulas teóricas e práticas para aprender a operar a máquina de classificação de fibras têxteis (HVI), ou High Volume Instrument, uma tecnologia essencial para medir as características intrínsecas da fibra do algodão.

O curso, ministrado pelo gestor do Centro de Análises de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, oferece aos participantes, uma oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver as habilidades necessárias para atuar na área. “Os alunos conhecem o processo desde a chegada da amostra de algodão no laboratório até o envio do relatório para as usinas de beneficiamento. Isso assegura a formação de profissionais capacitados para trabalhar em diferentes elos da cadeia produtiva, gerando mais oportunidades de emprego para a região”, explica Sérgio.

 

Assessoria de imprensa Abapa – 06.06.2024

 

Compartilhar:
;