Abapa capacita novos profissionais em tecnologia de soldagem com eletrodo

Publicado em: 5 de dezembro de 2023

Para suprir a demanda por mão de obra qualificada para o setor do agronegócio, o Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), encerrou na última sexta-feira (1º) o curso de Tecnologia de Soldagem com Eletrodo, em Cristópolis.

Com carga horária de 40 horas, o curso proporcionou aos inscritos a oportunidade de aprofundar sobre os fundamentos da soldagem, desde a introdução teórica às práticas indispensáveis na rotina do profissional, de acordo com as normas técnicas de qualidade, segurança, higiene e saúde exigidas para executar esse tipo de serviço.

O instrutor do curso, Jeferson Cerqueira, reforça a importância da qualificação para buscar maior inserção e valorização no mercado de trabalho. “O curso proporciona capacitação técnica para pessoas que querem conhecimento técnico apurado de soldagem com eletrodo. A turma começou do zero e todos os profissionais estão devidamente preparados para o mercado de trabalho e prontos para atuar em fazendas do setor agrícola ou em demais áreas produtivas”, afirma.

Ao participar das atividades, Maurício do Prado ficou satisfeito com o curso e com a experiência adquirida. “Aprendi muito com esse importante curso para nossa região. Agradecemos à Abapa e ao Senai, porque é difícil encontrar este tipo de qualificação com essa qualidade. Os conteúdos apresentados são essenciais para o trabalho de soldagem. Gostei de ter participado, vai nos ajudar bastante e será um diferencial na profissão”.

Ao longo deste ano, o Centro de Treinamento da Abapa e o Senai realizaram cursos na área de abrangência do oeste da Bahia, proporcionando a qualificação de profissionais que atuam nas fazendas e interessados em buscar oportunidades no setor. Para o secretário de educação de Cristópolis, Flávio de Araújo, essa é uma oportunidade de exemplar de desenvolvimento educacional e oportunidade de crescimento para o nosso município.

“A parceria entre a Secretaria de Educação de Cristópolis e a Abapa tem proporcionado cursos de qualidade para a população, que demonstra bastante interesse em participar. São oportunidades de aprendizado e capacitação para todos os cidadãos.  Agradecemos a Abapa pelo apoio e desejamos continuar trabalhando juntos  pelo desenvolvimento educacional no município”, disse o secretário.

Programa – Foram promovidos ao longo deste ano 11 cursos em Cristópolis como 194 participantes, totalizando 244 horas de treinamentos que fomentaram o conhecimento em Informática Básica, Excel Básico, Segurança dos Alimentos e Compostagem, Agricultura Básica e Tecnologia de Soldagem com Eletrodo Revestido.  

Para o gerente do Centro de Treinamento da Abapa, Douglas Fernandes, os cursos, assim como outras iniciativas que foram conduzidas pela Abapa junto aos municípios da região, são reflexo direto das ações do Programa Educacional Conhecendo o Agro.

“À medida que as portas são abertas para levarmos informação e conhecimento, toda a comunidade é beneficiada. Nosso principal objetivo é qualificar as pessoas para que tenham acesso a empregos mais qualificados, impactando de forma positiva na qualidade de vida destas famílias”, reforça.

Assessoria de Imprensa da Abapa – 05/12/2023

 

Compartilhar:
;