Abapa capacita professores de Cristópolis em seu Centro de Análise de Fibras

Publicado em: 29 de maio de 2023

No sábado, dia 27 de maio, cerca de 40 professores de escolas públicas do município de Cristópolis (BA) participaram da capacitação técnica do Programa Educacional Conhecendo o Agro, realizada, pela primeira vez, no Centro de Análise de Fibras, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). É neste laboratório que ocorre a análise instrumental das amostras de algodão em pluma produzidas na Bahia e nos demais estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins e Piauí). Os professores puderam verificar a infraestrutura e a tecnologia do local, considerado um dos maiores, no gênero, na América Latina. Depois de conhecer as instalações, eles foram capacitados a trabalhar os conteúdos do programa em sala de aula, de forma transversal e interdisciplinar, enriquecendo a didática convencional. ”A integração entre a Abapa e os professores é fundamental para o sucesso do Programa, que é prioritário para a associação”, diz o gerente executivo da Abapa, Ivan Antunes.

“Quero agradecer a toda equipe da Abapa por nos acolher com tanto carinho, durante a capacitação. Absorvemos muito conhecimento nesse momento de aprendizagem no laboratório de análise de fibras. Os alunos estão entusiasmados. A equipe de 2023 tem mais alunos, mais professores e coordenadores engajados com o projeto, e isso é muito importante”, afirma Turíbia Macedo Damasceno, secretária municipal de Cristópolis. No início do ano, a equipe de capacitação já havia visitado o município. Desta vez, os professores foram até a sede da Abapa, para receber o treinamento que os possibilita ser os mediadores do Programa, em sala de aula.

Criado em 2019, pela Abapa, o Conhecendo o Agro tem como objetivo estimular a aprendizagem acerca do agronegócio local, por meio de ações didáticas para professores, alunos e toda a comunidade. Isso inclui, ainda, visitas a fazendas e agroindústrias locais, especialmente. O Programa possui material didático próprio, desenvolvido pela Abapa, que é distribuído a todos os participantes. Desde a implementação, cerca de 40 mil alunos e 1,5 mil professores já passaram pela iniciativa. As principais metodologias de trabalho são a formação dos educadores, assistência técnica e pedagógica às instituições participantes, construção do material de apoio pedagógico, visitas técnicas supervisionadas, oficinas práticas sobre o agronegócio e sustentabilidade, além do concurso Conhecendo o Agro.

 

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;