Abapa e Senar disponibilizam treinamento focado na segurança do trabalhador

Publicado em: 8 de fevereiro de 2023

Uma característica da produção agrícola no cerrado da Bahia é a diversidade de cultivos na matriz produtiva das fazendas. Quem planta algodão, necessariamente, planta soja, milho e outros grãos. Por isso, as propriedades rurais são equipadas para atender à necessidade de cada lavoura, desde o plantio até a armazenagem. Silos para a estocagem de soja e milho são comuns à maioria delas. Estes equipamentos garantem não apenas a conservação do produto, com a qualidade desejada, como permitem ao produtor balancear a comercialização da safra, de acordo com a conveniência do mercado destas commodities.

Se estão cada vez mais modernos e funcionais, os silos exigem cuidados especiais na sua operação e manutenção, e os profissionais que trabalham neles precisam trabalhar de acordo com as normas especificas para a atividade. Pensando em suprir a demanda por mão-de-obra qualificada para a operação dos silos de grãos, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) desenvolveu uma capacitação específica para os profissionais que lidam com estas estruturas.

 

On farm

O treinamento de operador de silos é resultado da parceria entre a Abapa e o Senar. As duas entidades desenvolveram conjuntamente o formato e o conteúdo e o Senar chancela o curso, que tem 40 horas de duração, distribuídas em cinco dias. As aulas acontecem na própria fazenda, onde o silo está localizado, e são disponibilizadas, gratuitamente, para o produtor associado da Abapa. O Centro de Treinamento tem capacidade de atender até três turmas por mês. Desde 2022, já foram realizados quatro treinamentos, com quase 60 profissionais capacitados.

No conteúdo programático, os temas vão desde legislação específica para trabalho em altura e em espaços confinados, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos, até a funcionalidade e os aspectos ligados aos produtos armazenados.

 

Integridade

De acordo com o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, uma capacitação como esta traz benefícios para o produtor, com a otimização do uso do equipamento e a certeza da segurança dos seus colaboradores. Para o funcionário a qualificação profissional nesta área representa um aprendizado valioso para a vida inteira, incrementando os cuidados com a própria integridade física. “Para o associado da Abapa, dispor gratuitamente deste treinamento, na fazenda, é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Queremos propagar este curso por toda a região Oeste da Bahia”, finaliza Bergmaschi.

 

Serviço:

Para agendar a capacitação, a fazenda deve ter um mínimo de 10 e um máximo de 15 alunos, para formar a turma. O representante da propriedade deve entrar em contato diretamente com o Centro de Treinamento da Abapa, através do número (77) 9 9829-9092 e do e-mail ct9@abapa.com.br. Ele receberá informações sobre agenda e documentação necessária para cada participante. Mais informações em www.abapa.com.br.

 

 

 

08.02.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Compartilhar:
;