Abapa encerra curso para coordenador em Aviação Agrícola

Publicado em: 10 de julho de 2023

O vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Paulo Almeida Schmidt, encerrou, no dia 7 de julho, o curso para Coordenador em Aviação Agrícola, oferecido gratuitamente pela entidade aos associados. Participaram da capacitação 14 pessoas. O treinamento teórico foi realizado no Centro de Treinamento (CT), em Luís Eduardo Magalhães (BA), e a parte prática, na ABA Manutenção de Aeronaves, em Barreiras (BA).

“Temos que parabenizar a Abapa, por tomar essa iniciativa de formar novos coordenadores agrícolas. A entidade está investindo não só em deixar todos os associados dentro dos protocolos legais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), mas também está capacitando as pessoas para que a pulverização na Bahia seja muito bem feita, e que o objetivo seja realmente atingido, que é fazer o controle fitossanitário com excelência”, afirma o vice-presidente da Abapa.

O curso de executor e coordenador em aviação agrícola tem como meta capacitar os profissionais que estão diretamente envolvidos na aplicação de produtos fitossanitários das aeronaves agrícolas, conforme Instrução Normativa 002/2008, do MAPA. Os coordenadores são considerados estratégicos para a sustentabilidade das propriedades agrícolas.

Um dos instrutores do curso, o engenheiro agrônomo PhD Henrique Borges Neves Campos, ressalta que o processo de aplicação de produtos fitossanitários traz responsabilidade aos profissionais envolvidos. “O papel de proteção do meio ambiente passa também pelas pessoas envolvidas na aplicação desses produtos, seja de maneira terrestre ou aérea.”

Os executores são aqueles que irão colocar em prática as deliberações do coordenador, engenheiros agrônomos responsáveis legais pela atividade. Os executores são profissionais que ficam em solo e analisam todas as condições para o trabalho dos pilotos, definindo, inclusive, quando a operação pode ser realizada ou não.

“A Abapa tem feito um ótimo trabalho oferendo treinamento para a pulverização aérea e todas as outras partes do agronegócio, de uma maneira que consiga capacitar as pessoas envolvidas com qualidade. Graças a essas associações, que trabalham no treinamento intensivo de trabalhadores do agro, a região cresce como um todo. Principalmente o algodão baiano, que vem despontando com o algodão de excelente qualidade, não só no Brasil como no mundo”, diz Schmidt.

Com cinco módulos no total, o curso abordou temas como aeronaves agrícolas, legislação aeronáutica, segurança operacional, gerenciamento de risco, entre outros. “Fornecemos aos participantes inscritos todo conhecimento necessário para que possam desempenhar suas funções com competência e segurança”, explica o diretor da ABA Manutenção de Aeronaves, Ruddigger Alves da Silva. De acordo com o engenheiro agrônomo Jean Pedro de Castro, que recebeu o treinamento, a capacitação foi muito importante para a atualização do conhecimento. “O material é bem didático e terminamos o curso tendo as dúvidas esclarecidas.” O treinamento é um convênio entre a Abapa e o MAPA, em parceria com as empresas ABA Manutenção de Aeronaves e Sabri Sabedoria Agrícola.

 

10.06.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;