Abapa entrega kits de irrigação a famílias escolhidas na Bahia Farm Show

Publicado em: 23 de agosto de 2023

Três famílias de Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, receberam, no dia 21 de agosto, kits complementares de irrigação, com capacidade de irrigar até um hectare cada, fornecidos pelo Projeto de Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). O município foi contemplado com 5 kits na Bahia Farm Show 2023, e os últimos beneficiados receberam o material no evento, onde estavam presentes o prefeito Júnior Marabá; secretário da Agricultura, Kenni Henke; gerente do Programa Fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, e diretor executivo da Abapa, Gustavo Prado.

“O Projeto fortalece a agricultura familiar. Com o kit de irrigação, conseguimos colaborar com a produção o ano todo e, desta forma, as famílias conseguem ter renda para se manter”, disse o presidente da Abapa Luiz Carlos Bergamaschi.

Na região Oeste, de 2022 a 2023 já foram doados 56,7 kits de irrigação complementar, para atender famílias e comunidades de agricultores que moram em municípios como Baianópolis, Correntina, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santana, São Desidério, Muquém de São Francisco, Wanderley, Barreiras e Mansidão.

As famílias beneficiadas produzem hortaliças, frutas, ovos, feijão, mandioca, que abastecem as feiras e supermercados e a agroindústria local. Com menos tecnologia empregada, os kits e as informações levadas pelo programa ajudam a mitigar o risco climático, fazendo com que os produtores façam mais de uma safra na mesma área, diversificando a produção, o que proporciona renda ao longo de todo o ano.

“Além de beneficiar várias regiões da Bahia, no Oeste é muito importante a ação do projeto, porque sabemos do período de escassez hídrica que temos na região. Além disso, as pessoas precisam conhecer o que é a agricultura irrigada, produzir com sustentabilidade e de forma correta. O Projeto visa a agricultura familiar. Elas produzem para elas e também podem gerar renda”, afirma o secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Kenni Henke.

Desde que foi criado, em 2014, a iniciativa já disponibilizou 362 kits entre os municípios do Sudoeste e do Oeste da Bahia.

 

 

 

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;