Abapa homenageia os 10 anos de implantação da UFOB no Oeste da Bahia

Publicado em: 6 de dezembro de 2023

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento do Oeste da Bahia. Esta instituição pública, fundada a partir do desmembramento do campus de Barreiras da UFBA e sancionada em 2013, começou sua jornada em um terreno doado pelo empresário João de Germano, um ato que simboliza a união entre a iniciativa privada e o setor público para o avanço da educação.

Com seus cinco campi localizados em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Barra, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória, a UFOB é mais do que uma instituição educacional; ela é um agente de transformação. A expansão desses campi e a oferta de 30 cursos de graduação, acessíveis através do ENEM e do SISU, têm sido fundamentais para democratizar o acesso à educação superior na região, proporcionando a 1124 estudantes por ano a oportunidade da formação acadêmica em áreas diversas.

Além de sua missão educacional, a UFOB se destaca por suas parcerias significativas, e neste cenário colaborativo a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) rende as homenagens a instituição de ensino. Nestes dez anos, uma série de projetos e ações foi desenvolvido como resultado da integração entre UFOB e Abapa sempre amparada pela pesquisa acadêmica com práticas agrícolas avançadas e sustentáveis, beneficiando diretamente a economia local e reforçando a sustentabilidade da região.

Dos muitos projetos realizados mutuamente nesta década é possível destacar a aplicação do Índice de Desenvolvimento Rural (IDR), em nove municípios da região, imprescindível contribuição econômica para algumas cadeias produtivas. As constantes aulas práticas e cursos oferecidos aos acadêmicos de Agronomia do campus de Barra da UFOB no Centro de Análises de Fibra e no Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia da Abapa. Impossível deixar de reconhecer a parceria entre as duas entidades na instalação do primeiro laboratório certificado para o processamento de testes da Covid-19, durante o período da pandemia e que contribuiu para salvar vidas e reduzir o sofrimento de tantas pessoas.

E são estas parcerias que consolidam a função maior da universidade, a de promover a transformação da realidade dos jovens, onde a UFOB mostra seu impacto mais profundo. Fornecendo educação de qualidade e abrindo portas para novas oportunidades, preparando uma nova geração de profissionais e cidadãos comprometidos, prontos para contribuir para a melhoria de suas comunidades e da região como um todo. Para a Abapa é motivo de orgulho fazer parte da história da UFOB e ao seu lado, protagonizar importante desenvolvimento social no Oeste da Bahia.

Assessoria de imprensa da Abapa – 05.12.2023

 

Compartilhar:
;