Abapa incentiva educação e esporte ao participar do maior torneio de futebol de base do interior da Bahia

Publicado em: 15 de dezembro de 2023

 

O agronegócio, um dos maiores impulsionadores da economia nacional, se uniu, nesta quinta-feira (14), à maior paixão popular brasileira, o futebol, durante a realização da 2ª edição da Super Copa Chaparro Rosado, realizada em Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia. Um dos apoiadores institucionais do evento, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) estará em campo, até domingo (17), com uma estrutura completa de tendas e equipes especializadas, apresentando o Programa Educacional Conhecendo o Agro e disseminando informações sobre as atividades educacionais e de profissionalização das pessoas ligadas ao setor agrícola, por meio do Centro de Treinamento e Tecnologia da entidade. O torneio é considerado a maior competição de futebol de base no interior da Bahia.

Na oportunidade, a Abapa distribuiu cartilhas pedagógicas e material informativo que destacam a importância da associação para a comunidade local e disponibilizou um simulador de pilotagem de aviação agrícola para que crianças e jovens tivessem uma experiência imersiva em um dos cursos disponibilizados pela Abapa, em parceria com a ABA Manutenção de Aeronaves. A abertura oficial da Super Copa Chaparro Rosado, organizada pelas entidades Canarinho Brasil e Fortal, recebeu, além de autoridades municipais, mais de 1.000 crianças e adolescentes de 40 delegações de vários estados do Brasil, como São Paulo, Piauí, Distrito Federal, Maranhão, e ainda, três delegações da Bolívia. Além das competições entre equipes, os jovens talentos passarão pela avaliação de 16 olheiros de clubes oficiais durante os quatros dias de competição.

Para o coordenador do Centro de Treinamento da Abapa, Douglas Fernandes, este foi um momento único, de estar próximo dos jovens, seus familiares e visitantes para apresentar, em detalhe, como o programa educacional Conhecendo o Agro tem ajudado a aproximar o setor agrícola da vida das pessoas que moram na região. “Nosso objetivo é estar próximo da comunidade. Acabamos de premiar, neste final de ano, estudantes, professores e escolas que apresentaram trabalhos com histórias que demonstram o envolvimento da nossa comunidade com a produção agrícola, e compreendendo este elo entre o agro e as pessoas na renda e nos empregos gerados, além da roupa que vestimos, e no alimento que temos à mesa”, afirma.

O diretor executivo da Abapa, Gustavo Prado, ressaltou que essa ação se soma ao fortalecimento de laços com a sociedade e a realidade da cadeia produtiva do algodão. “Esse é o nosso primeiro ano de inclusão do esporte com o nosso Programa Conhecendo o Agro e que acrescenta na ampliação do nosso escopo de atuação que atinge o mesmo objetivo, que é levar informações verdadeiras sobre o agro. Aqui estamos plantando a semente da informação verdadeira do agro dentro do esporte, porque, na verdade, eles andam lado a lado, seja na inclusão, na sustentabilidade, no civismo e nas oportunidades de atuação através do agro. O programa educacional da Abapa contribuiu com a formação de 45 mil crianças, em 360 escolas, e nosso objetivo é ampliar ainda mais, incluindo, aqui em Santa Rita de Cássia”, reforça.

Pela Abapa, também esteve presente Karina Limana, coordenadora pedagógica do Programa Educacional Conhecendo o Agro, que este ano trabalhou o tema Semeando a Transformação, durante o concurso do programa, ocorrido no dia 7 deste mês, que premiou fotografias, poemas, desenhos e frases de estudantes do ensino fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professores e escolas que melhor apoiaram os seus alunos a vivenciar a realidade no campo também foram premiados. A iniciativa promovida pela Abapa contou com a participação de 78 escolas que, ao longo do ano, impulsionaram as atividades em sala de aula, em palestras, oficinas, visitas técnicas, demonstrando a aplicação da tecnologia e de boas práticas sustentáveis pelo setor agrícola.

Assessoria de Imprensa da Abapa – 15/12/2023

Compartilhar:
;