Abapa integra comitiva para conhecer mais do processo de beneficiamento do algodão americano

Publicado em: 6 de novembro de 2023

Conhecer o processo do algodão americano desde a usina de beneficiamento até a emissão do certificado oficial e realizar intercâmbio e troca de informações junto ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a empresa USTER nortearam a viagem de uma comitiva brasileira aos Estados Unidos entre os dias 1 e 8 deste mês.  Organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a viagem contou com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e gestores dos laboratórios das associações estaduais, dentre eles, representando a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o gerente do Centro de Análise de Fibras, Sérgio Brentano.

O roteiro contou com visitas a algodoeiras, usinas de beneficiamento e empresas do segmento. Na USTER, fabricante de equipamentos utilizados na classificação do algodão, o grupo foi apresentado aos novos itens e suas funcionalidades. Já no USDA, considerado referência mundial na classificação instrumental, o destaque foi conhecer mais sobre os processos automatizados, além de trocar informações. “Nosso interesse era conhecer o processo durante a safra americana e esta visita proporcionou maior interação nestas fases de análise instrumental do algodão, além de estreitar o contato com fabricantes e algodoeiras onde foi possível visualizar as etapas de amostragem e armazenagem” destaca Sérgio Brentano.

Pioneiro no processo de análise e reconhecido pelo mercado internacional, o USDA conta com laboratórios automatizados que utilizam equipamentos USTER AUTOMIC – considerados como a nova geração de instrumentos de análise – e que reduzem significativamente a influência operacional nesta etapa, além de oferecer um ganho na ordem de 30% de produtividade nas análises. A marca integra os equipamentos do Centro de Análises de Fibras da Abapa, o maior da América Latina, instalado em Luís Eduardo Magalhães e que atende 100% dos cotonicultores baianos além de receber e analisar as amostras de algodão em pluma produzidas nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins.

Assessoria de imprensa da Abapa – 06.11.2023

 

Compartilhar:
;